Volga-Dnepr Airlines havia suspendido as operações com o cargueiro após uma grave ocorrência em novembro
Maior operadora do Antonov An-124 retomará os voos com o gigante cargueiro
A principal operadora do Antonov An-124, a russa Volga-Dnepr Airlines, anunciou o retorno das operações com o gigante cargueiro após ter suspendido por algumas semanas os voos com sua frota.
A empresa tomou a iniciativa de interromper os voos com seus An-124 após um de seus aviões sair da pista após um pouso de emergência. Uma série de falhas, inclusive gerando o colapso de um dos motores, causou apreensão nas Volga-Dnepr, que abriu uma sindicância interna para avaliar a ocorrência.
“Parece que conseguimos reiniciar nossas operações de An-124-100 antes do final deste ano. Estamos no processo de execução diligente das diretrizes de serviço, as verificações técnicas estão no caminho certo. Como esperado, nosso primeiro An-124-100 está de volta ao ar novamente. O retorno final será incremental e ainda levaremos nosso tempo para seguir as diretrizes refletidas no serviço diretivas”, anunciou Konstantin Vekshin, diretor comercial do Grupo Volga-Dnepr.
Em novembro um An-124 da companhia sofreu um acidente após a falha de um dos motores causada por uma colisão com pássaros durante a decolagem. O pouso que deveria ser apenas um procedimento normal acabou com uma excursão de pista no aeroporto de Novosibirsk, na Rússia. A Volga-Dnepr abriu uma investigação interna para avaliar os parâmetros de segurança envolvendo os motores da aeronave, levando em consideração as verificações técnicas para que pudesse colocar o cargueiro novamente aos céus.
Agora a Volga-Dnepr avaliará o retorno aos serviços operacionais do An-124 e discutirá diretamente com os seus clientes sobre a disponibilidade do cargueiro, para assegurar níveis máximos de segurança de acordo com os padrões internacionais da aviação.
Por Gabriel Benevides
Publicado em 29/12/2020, às 15h00 - Atualizado às 18h43
+lidas