Unidade em Daytona Beach inicia produção do avião de treinamento Integral e servirá de base para o desenvolvimento de uma aeronave regional híbrida

O fabricante francês Aura Aero inaugurou sua primeira unidade de produção nos Estados Unidos, localizada no parque de pesquisa da Embry-Riddle Aeronautical University, em Daytona Beach, Flórida.
O espaço de 11 mil pés quadrados servirá como sede norte-americana e linha de montagem do Integral, treinador acrobático biplace equipado com motor Lycoming, que também terá uma versão elétrica em desenvolvimento. A nova unidade também funcionará como centro de entrega e suporte ao cliente, consolidando a expansão da empresa no mercado dos Estados Unidos.
Apresentado originalmente durante o Sun ’n Fun, o Integral é voltado à instrução de voo e acrobacias. O modelo teve como garoto-propaganda o piloto acrobático e instrutor Mike Goulian.
Paralelamente a nova planta industrial, a Aura Aero avança no programa ERA (Electric Regional Aircraft), que prevê um avião regional híbrido de 19 lugares com previsão de estreia em 2028. A empresa planeja erguer uma fábrica de cerca de 500 mil pés quadrados nos EUA, destinada à produção do modelo, e outra na França. O projeto prevê alcance de 900 milhas náuticas, oito motores elétricos acoplados em um gerador a bordo e configuração de asa alta convencional.
A versão cargueira do ERA poderá transportar até duas toneladas, enquanto a executiva terá capacidade para nove passageiros. Segundo o fabricante, o programa já soma cerca de 650 pedidos, metade provenientes de empresas regionais norte-americanas.
O investimento marca a consolidação da estratégia da Aura Aero no internacional com apoio de instituições locais como Space Florida, Daytona Beach International Airport e Embry-Riddle.
Redação
Publicado em 04/11/2025, às 10h00
+lidas