AERO Magazine
Busca

Risco que vem dos céus

Raio abre buraco de 80 cm na pista do aeroporto de Viracopos

Ocorrência suspendeu as operações no terminal por 57 minutos e exigiu reparo emergencial


Buraco causado por raio no aeroporto de Viracopos tinha 80 centímetros de diâmetro

Dois raios atingiram o aeroporto de Viracopos, em Campinas, causando danos na pista e na taxiway. As operações foram interrompidas por 57 minutos para que os serviços de reparo emergenciais pudessem ser conduzidos.

Eventos envolvendo raios são bastante comuns em aeroportos, porém, raramente causam danos na pista. Geralmente as descargas elétricas acontecem nos próprios para-raios ou obstáculos no entorno, como estrutura dos equipamentos de navegação, caixa d’agua, entre outros.

O raio atingiu a pista às 13h43, com as equipes do aeroporto se dirigindo ao local para avaliar eventuais danos, o que foi constatado com buraco de aproximadamente 80 centímetros de diâmetro. Com o risco para os aviões, a administração de Viracopos suspendeu imediatamente os voos, iniciando o reparo do local. Foi necessário limpar a área e realizar o preparo do material asfáltico, demandando aproximadamente 40 minutos de serviço.

“A descarga elétrica é bastante intensa, na casa dos milhões de volts. Dependendo de onde atinge é natural causar algum problema como visto em Campinas [aeroporto de Viracopos]”, explicou o engenheiro de pavimentação Alexandre Morigi. “Não houve falha técnica no pavimento, ao contrário, ele suportou adequadamente a descarga e danificou apenas onde o raio atingiu”.

A administradora Aeroportos Brasil informou ainda que Viracopos conta com diversos para-raios instalados em pontos estratégicos, incluindo a torre de controle, terminal de passageiros e prédios administrativos. Foi a primeira vez que a atual administradora do aeroporto de Viracopos registrou danos na pista causado por um raio.

Por Edmundo Ubiratan e Gabriel Benevides
Publicado em 28/12/2020, às 16h30 - Atualizado em 29/12/2020, às 11h51


Mais Notícias