AERO Magazine
Busca

Tante Ju

Lendário Junkers Ju 52 da Lufthansa terá exibição permanente em Frankfurt

Após mais de oito décadas de operação, a aeronave D-AQUI integrará a exposição permanente ao lado do Lockheed Super Star


Imagem Lendário Junkers Ju 52 da Lufthansa terá exibição permanente em Frankfurt

Após mais de oito décadas de história nos céus, o lendário Junkers Ju-52 de registro D-AQUI, símbolo da aviação alemã e um dos ícones da frota histórica da Lufthansa, ganhou um novo lar permanente. A aeronave, que transportou mais de 250 mil passageiros em voos panorâmicos e se tornou conhecida pelo apelido “Tia Ju”, será exibida de forma definitiva a partir de 2026 no Centro de Conferências e Visitantes do Grupo Lufthansa, no Aeroporto de Frankfurt.

A exposição do avião é um tributo à herança aeronáutica da Lufthansa em seu centenário. O D-AQUI, será apresentado ao público ao lado do Lockheed Super Star, que chegou ao local em agosto. Graças à fachada de vidro do edifício, os visitantes poderão admirar as duas aeronaves também do lado externo.

A Tia Ju (Tante Ju, em alemão) foi retirada das operações comerciais em 2018. Entre 1984 e 1986 o avião foi completamente restaurado, retornando às condições de voo e passou a operar voos panorâmicos ao longo de três décadas.

O primeiroJu 52 entrou na frota da Lufthansa em 1932, na ocasião ainda Lufth Hansa, tornando-se rapidamente o principal modelo da companhia. Reconhecido pela confiabilidade e eficiência, a aeronave chegou a representar metade da frota da empresa na época. Com fuselagem metálica corrugada e três motores característicos, a Ju 52 tornou-se símbolo de inovação e versatilidade em operações civis e militares nas décadas seguintes.

No mesmo espaço, o Lockheed Super Star avança em sua montagem final, com as asas já instaladas. A conclusão do projeto reforça a conexão entre tradição e engenharia que marca a história da Lufthansa.

O novo Centro de Conferências e Visitantes está sendo construído ao lado do Lufthansa Aviation Center (LAC) e funcionará como ambiente de integração entre funcionários, clientes e parceiros. A inauguração, prevista para 2026, coincidirá com o centenário da fundação da primeira Lufthansa. O espaço incluirá uma galeria aberta com itens históricos do grupo, muitos deles exibidos ao público pela primeira vez.

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 03/11/2025, às 17h00


Mais Notícias