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Lendário trimotor da Junkers

Avião alemão renasce após 92 anos e surge o Junker Ju-52 NG

Fabricante suíço pretende lançar uma nova geração do Ju-52 equipado com novos motores e aviônica digital


Ju-52NG terá desenho e estrutura inspirado no modelo original dos anos 1930 - Divulgação
Ju-52NG terá desenho e estrutura inspirado no modelo original dos anos 1930 - Divulgação

O lendário Junkers Ju-52 poderá renascer em uma versão literalmente chamada de Nova Geração. Ao menos é o que promete a Junkers Flugzeugwerke AG, um fabricante suíço que detém os direitos e projetos da extinta Junkers Flugzeug- und Motorenwerke.

Porém, o novo Ju-52 será apenas inspirado no original, sendo uma versão redesenhada e muito mais avançada que seu antecessor, produzido entre 1930 e 1952. Se o desenho original será mantido, com pequenas mudanças, os motores, aviônica e construção estarão entre o que existe de mais moderno na indústria aeronáutica atual.

RED A03-005
Motor RED A03-005 é um 12 cilindros de 6.1L

No período pré-Guerra e nos primeiros meses do conflito, o Junkers Ju-52 foi um dos mais versáteis e avançados aviões de seu tempo. O valente trimotor alemão trazia uma série de inovações, como construção em alumínio corrugado, que reduzia o peso, mas acrescentava resistência, era equipado com três potentes motores radiais BMW 132A-3 de nove cilindros, que geravam 725 hp, cada.

Já o novo Ju-52 NG será equipado com três motores ciclo diesel RED A03-005 de doze cilindros que oferece 550 hp. A série A03-003 é construída em alumínio, com bloco do motor em cantiveler, de oferece 6.1 litros, que alia baixo peso, maior confiabilidade, redução de ruído e emissões de poluentes.

A construção do avião deverá empregar o antigo método de chapeamento sobre uma estrutura oca, mas agora usando alumínio 2024 corrugado, no lugar do duralumínio corrugado original.

Ju-52 Cruzeiro do Sul
O Junker Ju-52 voou no Brasil pela Condor (posterior Cruzeiro do Sul) e teve um exemplar na Varig

A capacidade será de 14 passageiros ou até sei paletes padrão, no caso da versão cargueira. Uma das curiosidades é que o compartimento de bagagem será acessível pelo piso da cabine principal. O peso máximo de decolagem será de 8.616 kg, velocidade de cruzeiro de 97 nós (180 km/h) e alcance de 1.236 km.

Por ora, sabe-se que no cockpit será adotado uma suíte Garmin, que ainda não foi especificada, mas poderá ser o Garmin 2000 ou Garmin 3000.

A expectativa é que o primeiro voo ocorra em meados de 2025, com as entregas acontecendo no ano seguinte.

A Junkers espera conquistar especialmente o mercado de voos de laser, como de passeios pelos Alpes, assim como operações cargueiras em aeroportos restritos.

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Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 29/04/2022, às 15h31


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