Mesmo com a produção encerrada há mais de uma década, o Airbus A340 segue ativo em frotas VIP e governamentais
Mais de três décadas após sua estreia, o Airbus A340 ainda permanece em operação em diferentes partes do mundo, com unidades ativas em missões governamentais, militares e executivas. Embora a produção do modelo tenha sido encerrada em 2011, parte da frota continua em serviço, sobretudo no Oriente Médio, onde aeronaves adaptadas ao transporte VVIP seguem desempenhando papel relevante.
O A340 foi um dos ícones da aviação de longo alcance nas décadas de 1990 e 2000, mas perdeu espaço para bimotores mais avançados, que oferecem maior eficiência operacional e menores custos.
Ainda assim, o modelo segue em serviço ativo. O exemplar mais antigo em voo é o HZ-124, pertencente à Saudi Arabian Royal Flight. Com 33,5 anos de idade, o quadrimotor foi originalmente produzido para atuar como plataforma de testes da Airbus, realizando seu primeiro voo em 1º de abril de 1992, com a matrícula F-WWBA. Em 1997, foi convertido para o padrão A340-213 e vendido ao governo da Arábia Saudita, recebendo sua atual identificação.
Após uma década de serviço governamental, o jato passou pela Al-Atheer Aviation, empresa saudita especializada em transporte VVIP, antes de retornar à frota real em 2014. Entre 2019 e 2025, o HZ-124 alternou períodos de operação e armazenamento, mas seu histórico indica que pode voltar a voar novamente.
HZ-124 Saudi Royal Flight Airbus A340-213. MSN: 004.
— Zoltán Bányiczki (@zzorka707) July 12, 2025
Geneva International Airport, (GVA/LSGG), Switzerland.
March 1, 2024.
Photo by Max Guenat pic.twitter.com/zMqdQhN56p
Outro destaque da frota saudita é o A340-8000 HZ-HMS, um derivado de ultralongo alcance criado originalmente para o Sultão de Brunei. O modelo, baseado na versão A340-200, recebeu tanques extras e teve seu peso máximo de decolagem ampliado para 275 toneladas, o que permite alcance de até 8.000 milhas náuticas (14.800 km). Entregue em 1998 ao Reino de Brunei, foi posteriormente adquirido pelo governo saudita em 2007 e transferido à Royal Flight, divisão responsável pelo transporte da família real.
Atualmente, o único widebody ativo da frota real é um Boeing 747, mas o reino já considerou operar um Airbus A380 VIP — projeto cancelado em 2015 — que teria transformado o superjumbo no maior jato executivo do mundo, com suítes, garagem, spa e até uma pequena sala de concertos.
O HZ-SKY1, da Alpha Star Aviation, é o segundo A340 mais antigo em operação. Fabricado em 1993, o jato já serviu à Lufthansa, ao governo de Brunei, ao reino da Jordânia e a diversas operadoras executivas do Oriente Médio. Hoje, integra a frota da Alpha Star, especializada em voos charter VVIP e serviços aeromédicos.
~> HZSKY <~
— Raúl Lacárcel López (@RaulLacarcel22) July 16, 2025
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| HZ-SKY | A340-642ACJ | Alpha Star | MSN 924 |
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Aquí lo vemos aterrizando en #MálagaAGP procedente de Riad 🇸🇦, ayer a la tarde. Posteriormente, despegó hacia El Alamein 🇪🇬 .
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15-07-2025 | Málaga📍
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.@AvistamientosA@SpottersMelilla@jmanatol@FercleosSpotterpic.twitter.com/UxchUaiCh3
Para além da operação VVIP, apenas dois A340 com mais de trinta anos continuam em uso comercial, ambos operando em países com sérias restrições no mercado mundial. O mais antigo, o EP-MJC, voa na iraniana Mahan Air, enquanto o YV3554, na venezuelana Conviasa. Ambos demonstram que, apesar de ultrapassados em eficiência frente aos bimotores modernos, os A340 ainda mantêm utilidade em mercados específicos e sob restrições particulares.
No caso do A340 iraniano, ainda é digno de nota que o avião foi adquirido em uma operação no mercado cinza, utilizando um dos muitos canais não autorizados do regime do Irã, mas não exatamente ilegal.
Enquanto a Lufthansa, a última grande operadora do A340, planeja aposentar seus últimos aviões entre 2026 e 2027, a maioria das aeronaves VIP do modelo não possui previsão de retirada — reflexo da demanda contínua por plataformas amplas e de longo alcance para uso governamental e de chefes de Estado.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 23/10/2025, às 09h32
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