AERO Magazine
Busca

Aviação de Negócios

Cessna Citation CJ3 Gen2 entra em serviço

O Cessna Citation CJ3 Gen2 entrou em operação após ser certificado nos Estados Unidos


Cessna Citation
Citation Gen2 conta autothrottle Garmin, maior ergonomia no cockpit e alcance de 2.040 milhas náuticas - Divulgação

A Textron Aviation anunciou na última quinta-feira (8), que o Cessna Citation CJ3 Gen2, nova evolução da família Citation CJ3, entrou em serviço. As primeiras entregas foram realizadas esta semana, marcando o início das operações após a certificação pela agência de aviação civil dos EUA (FAA), concedida em outubro.

O CJ3 Gen2 foi desenvolvido a partir de contribuições de um conselho consultivo formado por proprietários, pilotos e mecânicos. Segundo a Textron esse processo influenciou ajustes em diferentes áreas da aeronave, do cockpit à cabine, resultando em atualizações operacionais e funcionais alinhadas às demandas da aviação de negócios.

Aviônicos e ergonomia do cockpit

O cockpit do Citation CJ3 Gen2 recebeu 4,5 polegadas adicionais (11,4 cm) de espaço para as pernas do piloto, facilitando o acesso e a saída do assento. A aeronave incorpora a versão mais recente do Garmin G3000, com atualizações de software e hardware.

Entre os principais recursos estão:

  • Autothrottle da Garmin, voltado à redução da carga de trabalho e à proteção do envelope de voo;
  • Controladores touchscreen, com interface intuitiva;
  • Sistema GDL 60, que permite conectividade da aeronave, envio remoto de planos de voo, atualização automática de bases de dados e transmissão sem fio de dados de diagnóstico.

Cabine configurável e capacidade operacional

A cabine do CJ3 Gen2 é totalmente configurável, com capacidade para até dez ocupantes, permitindo diferentes arranjos conforme o perfil de missão. O modelo também passa a contar com lavabo com serviço externo, recurso voltado à praticidade operacional em solo.

Desempenho e alcance

O CJ3 Gen2 tem alcance máximo de 2.040 milhas náuticas (3.778 km) e carga útil máxima de 2.135 libras (968 kg). De acordo com a Textron Aviation, esses números ampliam a flexibilidade de missões, combinando desempenho em pista, eficiência e autonomia compatíveis com operações regionais e intercontinentais curtas na aviação de negócios.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 09/01/2026, às 08h20


Mais Notícias