AERO Magazine
Busca

Aviação de Negócios

Textron entrega primeiro Cessna Citation Ascend

O Cessna Citation Ascend entrou em serviço após a primeira entrega a cliente


Cessna Citation Ascend
Jato de negócios de médio porte foi certificado em novembro nos EUA - Divulgação

O Cessna Citation Ascend entrou oficialmente em operação após a entrega da primeira aeronave pela Textron Aviation, na última terça-feira (30).

O avião de negócios de médio porte recebeu certificação de tipo nos Estados Unidos em novembro e passa a integrar o mercado com um projeto que inclui novo cockpit, melhorias de desempenho e cabine de piso plano.

Novo cockpit e foco na operação

O Citation Ascend estreia um cockpit redesenhado, equipado com o sistema aviônico Garmin G5000. A suíte inclui três telas de quatorze polegadas de alta resolução com capacidade de tela dividida, dois sistemas de gerenciamento de voo e tecnologia de visão sintética para representação de terreno e obstáculos.

Entre os recursos estão autothrottle para redução de carga de trabalho e proteção do envelope de voo, sistema de comunicação por satélite de voz e dados com envio de falhas em tempo real para suporte em solo, além de tecnologia avançada de detecção e desvio meteorológico.

O modelo também pode receber, como opcional, rádio de dados Iridium adicional e comunicação CPDLC, voltada a rotas mais diretas entre América do Norte e Europa.

Cabine e conforto

A cabine de piso plano acomoda até doze passageiros e recebeu tratamento acústico avançado, com foco na redução de ruído. As janelas são quase 15% maiores em relação à geração anterior, e o interior pode ser configurado conforme as necessidades do operador.

Os sistemas de iluminação, temperatura, persianas e entretenimento podem ser controlados sem fio. Em conectividade, o jato de negócios sai de fábrica com Wi-Fi GoGo U.S. Avance L3 Max, com opções para Avance L5 ou Gogo Galileo HDX.

Desempenho e motorização

O Citation Ascend é equipado com dois motores Pratt & Whitney Canada PW545D e atinge velocidade máxima de 441 nós e alcance de 1.940 milhas náuticas (3.593 km) com quatro passageiros.

O peso útil com tanques cheios é de 900 libras (408 kg). O modelo também incorpora uma APU Honeywell RE100 [XL] não assistida, destinada a otimizar os preparativos em solo e reduzir níveis de ruído durante operações em aeroportos.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 01/01/2026, às 18h05


Mais Notícias