AERO Magazine
Busca

Sucesso de vendas

Daher entrega o primeiro TBM 960 e confirma carteira de pedidos até 2023

O recém-lançado TBM 960 acumula pedidos para até setembro de 2023 e comprova sucesso do modelo


TBM 960 é uma evolução da família TBM e conta com novo motor PT6-66XT - Divulgação
TBM 960 é uma evolução da família TBM e conta com novo motor PT6-66XT - Divulgação

A Daher entregou o primeiro TBM 960 menos de um mês após o anúncio de lançamento do avião. A cerimonia ocorreu durante o Aero Friedrichshafen, evento aeronáutico que ocorre na Alemanha.

De acordo com a Daher, a carteira de pedidos do TBM 960 tem compromissos até setembro de 2023, com toda a linha de produção já comercializada. Os poucos TBM 960 já produzidos estão sendo entregues para clientes, o que não permitiu a Daher manter um avião na exposição estática no evento, que contou com um TBM 940, versão anterior do mono-turbohélice avançado e um Kodiak 100 Serie III.

A Daher, assim como a maioria dos fabricantes no mundo, enfrenta um dilema de alta demanda por seus produtos e uma dificuldade crescente em conseguir componentes, especialmente eletrônicos, para suas linhas de produção.

A crise sanitária que impactou severamente a indústria de semicondutores na Ásia, somado aos problemas causados pela guerra na Ucrânia, tem tornado mais difícil e caro obter alguns itens fundamentais para a indústria aeroespacial.

A expectativa da Daher é entregar ao menos sessenta TBM 960 até o final do ano, mas caso consiga ampliar sua cadeia de fornecedores, poderá atingir a marca de 75 aviões.

O TBM 960 é uma atualização da família TBM 940, que recebeu um novo motor Pratt & Whitney Canada PT6-66XT, com canal digital duplo, passo de hélice aprimorado, entre outros. Um dos principais destaques do novo motor é sua manutenção simplificada em relação as demais séries do PT6.

O próximo passo da Daher é obter a certificação do TBM 960 nos Estados Unidos, permitindo assim iniciar as entregas do modelo no maior e mais cobiçado mercado do mundo.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner Promocional

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 29/04/2022, às 14h47


Mais Notícias