Família TBM continua sendo uma das líderes entre os monoturbo-hélices avançados
A Daher entregou ao longo de 2021 um total de 68 aeronaves da sua linha de produtos turbo-hélices, incluindo o Kodiak e a família TBM. Além disso, o total de pedidos acumulado bateu novo recorde, com 50 encomendas no ano passado.
Conforme esperado, a liderança nas entregas ficou com os TBM 94 0e TBM 910, que tiveram 51 entregas em 2021, mantendo ampla presença entre os monomotores turbo-hélices de alto desempenho. Além da tradicional base de clientes que são piloto-proprietários, a Daher ainda confirmou uma encomenda de quatro TBM 940 para a DGA-EV, a agência de ensaios em voo da França.
A América do Norte, em especial dos Estados Unidos, continua liderando as entregas da família TBM, com 39 aviões. Por outro lado, houve aumento nas entregas na Europa, com oito aviões, sendo que a França e Reino Unido receberam dois aviões cada, e Alemanha, Holanda, Dinamarca e Chipre, uma aeronave cada.
Já o Kodiak 100 Series III, a primeira nova versão desenvolvida desde que o avião foi adquirido pela Daher há três anos, ampliou suas vendas e consequentemente as entregas. Foram 17 aeronaves ao longo de 2021, mantendo a América do Norte como o principal cliente. O Kodiak 100 se destaca especialmente entre operadores de missões especiais, graças sua elevada performance para operar em pistas muito curtas e não preparadas.
“Estamos orgulhosos desses resultados impressionantes para a Divisão de Aeronaves da Daher na produção e entrega de aeronaves Kodiak e TBM, que são ainda mais notáveis considerando o impacto da pandemia de covid-19 na cadeia de suprimentos, seus efeitos na economia e a desaceleração do mercado internacional”, comentou Didier Kayat, CEO da Daher Group.
Mesmo diante dos desafios impostos pela crise sanitária, a aviação de negócios em todo o mundo obteve grande crescimento, inclusive no segmento de monoturbo-hélices avançados. Porém, os fabricantes ainda sofrem com os impactos no desabastecimento das cadeias de suprimento ao redor do mundo, com diversos componentes se tornado escassos, em especial semicondutores.
A Daher acredita que este ano poderá ser um dos mais importantes para a indústria, com boas perspectivas de crescimento em todo o mundo. “As perspectivas para 2022 são extremamente positivas e pode ser o melhor ano de todos os tempos para nossa atividade de fabricação de aeronaves”, disse Kayat.
Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 03/03/2022, às 12h55