AERO Magazine
Busca

Parece, mas não é...

Serie III do Kodiak 100 é lançada e conta com uma série de melhorias

Aeronave recebeu novo radar meteorológico e oferece maior performance na terra e na água


Kodiak 100 Series III

Modelo oferece uma série de mehorias, incluindo maior capacidade de operação em pistas não preparadas

A francesa Daher revelou hoje (29) o Kodiak 100 Series III, a versão perfeiçoada, que recebeu uma série de melhorias visando maior segurança e conforto de cabine. Além disso, também foi aprimorada versão anfíbia, com novos flutuadores.

Entre as atualizações da Série III está a primeira integração do radar GWX 75 da Garmin com capacidade Doppler. A paleta de cores de alta definição exibida pelo radar permite um contorno mais detalhado das células de tempestade, que é combinado com seu alcance maior e perfis de digitalização ajustáveis.

O modelo também conta com a suíte de aviônicos G1000NXi, com piloto automático GFC700 integrado e proteção de envelope total e modo de nível, assim como indicador de ângulo de ataque (AoA), tecnologia de monitoramento de pista SurfaceWatch, e visão sintética.

Interior do Kodiak 100 Series III com club seat

O avião ainda terá maior peso máximo de pouso, de 7.255 libras (3.300 kg), aliado a menor peso zero combustível, que permite mais carga útil, especialmente em missões mais curtas. Já a operação em pistas não preparadas, o Kodiak 100 Series III passa a contar com opção do pneu de 29 polegadas, que melhora a performance de decolagem e pouso.

Outra mudança foi introduzida nas operações anfíbias, incluindo novo processo anticorrosivo, fornecendo maior proteção especialmente em ambientes de alta salinidade.

A edição executiva de oito lugares oferece novos assentos tipo clube, ar condicionado com controles para as zonas da cabine e do cockpit, além de capacidade aumentada de oxigênio.

O Kodiak 100 foi integrado ao portfólio da Daher, ampliando sua presença no mercado mundial. Embora tenha sido projetado para operar em locais remotos, o Kodiak 100 teve relativo sucesso fora dos Estados Unidos. Um dos objetivos da Daher é usar sua vasta rede de vendas e suporte para oferecer o modelo globalmente, junto com a série TBM.

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 29/03/2021, às 17h00 - Atualizado às 17h21


Mais Notícias