AERO Magazine
Busca

Paris Air Show 2023

Daher vai quadruplicar investimentos em pesquisas para descarbonização

Investimentos em pesquisa e desenvolvimento em tecnologias de descarbonização do setor aéreo vão receber recursos adicionais da Daher


Família TBM conta com aplicativo que ajuda a gerenciar operação de forma a reduzir emissões de poluente - Daher
Família TBM conta com aplicativo que ajuda a gerenciar operação de forma a reduzir emissões de poluente - Daher

A Daher anunciou, durante o Paris Air Show 2023, que vai quadruplicar nos próximos cinco anos seus investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) em tecnologias de descarbonização do setor aéreo.

O projeto estará no centro do plano estratégico Take Off 2027, que fará parte de toda a cadeia de valor, com seus quatro negócios complementares (aeronaves, manufatura, serviços de manufatura e logística).

Para acelerar o desenvolvimento de tecnologias de descarbonização, a Daher montou três centros de Inovação: Shap'in, para projetar estruturas aeronáuticas mais leves, eficientes e recicláveis; Log'in, para reduzir a pegada ambiental da logística industrial; e Fly'in, dedicado às aeronaves híbridas e futuramente livres de emissão de carbono. O objetivo é trabalhar em estreita relação com parceiros, clientes e startups.

Os três centros de inovação deverão projetar soluções competitivas em uma escala de tempo de 3 a 10 anos, incluindo a viabilidade de aeronaves híbridas, materiais de nova geração, processos de produção modernos (robotização, cobotização, etc ) e transformação digital (Supply Chain 4.0, fábrica digital, etc).

Por ora, a Daher trabalha em estudos e projetos de partilha de conhecimentos, incluindo com equipes internas, operadores, fornecedores e universidades, para acelerar o processo de inovação.

Embora trabalhe em um projeto de aeronaves híbrida, que deverá voar até 2027, por ora, parte dos principais projetos estão voltados as atividades existentes, através do gerenciamento inteligente de atividades para reduzir a pega ambiental. O gerenciamento inteligente de atividades industriais, logística, entre outros, é uma iniciativa com capacidade de oferecer já no curto prazo consideráveis melhorias na gestão na emissão de poluentes.

A Daher afirmou que poderá reduzir suas emissões através na melhor gestão do consumo de energia elétrica nos edifícios e plantas industriais, uso de biocombustíveis para veículos, maior reciclagem, etc.

Além disso, o fabricante tem feito a coleta de dados digitais dos operadores da família TBM, permitindo uma análise de parâmetros que poderão permitir a criação de procedimentos que tornem mais eficiente o uso de energia nos aviões.

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 20/06/2023, às 16h30


Mais Notícias