AERO Magazine
Busca

Aviação Comercial

Após acordo, greve de pilotos da Latam é encerrada

Greve de pilotos da Latam no Chile é encerrada após acordo trabalhista com pilotos


A320 Latam
Companhia retoma a normalidade da malha aérea no Chile a partir de 25 de novembro - Inframerica/Johnson Barros

Depois de uma semana, pilotos da Latam Airlines no Chile encerraram a greve nesta quarta-feira (19), após um acordo entre o sindicato da categoria e a companhia aérea.

O entendimento estabelece novas condições trabalhistas consideradas equilibradas pela Latam, que não as revelou em nota oficial.

Motivação da greve

A paralisação ocorreu após a Latam ter rejeitado a reivindicação do sindicato para recompor salários aos níveis anteriores à pandemia de covid-19. O movimento foi aprovado por 97% dos 464 pilotos representados pelo sindicato, encerrando sem acordo as negociações abertas no início de novembro.

Ajustes nas operações

Mesmo com o fim da greve, os cancelamentos anteriormente programados seguem válidos até a próxima segunda-feira (24). A Latam prevê o retorno gradativo à normalidade a partir do dia seguinte, mantendo monitoramento permanente da malha aérea. Caso ocorram novas alterações, passageiros serão informados pelos canais oficiais da empresa.

Impacto no mercado brasileiro

A Latam Airlines no Brasil informou que os cancelamentos preventivos realizados no Chile não afetaram voos de ou para aeroportos brasileiros. As operações no país seguiram regulares, sem impacto para os passageiros.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 19/11/2025, às 22h46


Mais Notícias