AERO Magazine
Busca

Aviação Comercial

Passageiros saem ilesos em queda de avião da Embraer na África

Aeronave que levava uma delegação do Ministério das Minas e Energia sofreu um acidente durante o pouso em um aeroporto da República Democrática do Congo


acidente ERJ-145 Congo
ERJ 145 era utilizado em voos de análise economica do setor de mineração - Reprodução/Redes Sociais

Um Embraer ERJ-145 que transportava uma delegação do Ministério das Minas e Energia da República Democrática do Congo, na África, sofreu um acidente durante o pouso no aeroporto de Kolwezi, ontem (17).

A aeronave de matrícula D2-AJB, que estava em operação desde junho de 2001, tocou a pista antes de perder o controle e provocar a ativação imediata dos protocolos de emergência do aeroporto. De acordo com autoridades locais, todos os 29 ocupantes do voo – incluindo tripulantes e integrantes da delegação ministerial – conseguiram evacuar da aeronave. Não houve registro de feridos.

Voos de mineração

A delegação do Ministério das Minas e Energia do país africano viajava para compromissos oficiais em Kolwezi, cidade situada na província de Lualaba. A região concentra algumas das maiores operações mineradoras do país, consideradas essenciais para a economia local e para o setor extrativo nacional.

Um representante do governo informou que a missão estava relacionada a “atividades estratégicas vinculadas à produção mineral da província”.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 18/11/2025, às 18h18


Mais Notícias