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Desempenho aprimorado

Daher anunciou o lançamento do novo turbo-hélice TBM 960

Monoturbo-hélice TBM 960 recebeu uma série de melhorias e ganhou nova performance


TBM 960 recebeu o novo motor PT6E-66XT com controle digital e melhor eficiência - Divulgação
TBM 960 recebeu o novo motor PT6E-66XT com controle digital e melhor eficiência - Divulgação

A francesa Daher revelou hoje (5) seu mais novo turbo-hélice derivado da família TBM. O avião designado como TBM 960 recebeu o novo motor PT6E-66XT da Pratt & Whitney Canada, integrado ao chamado e-throttle e controles digitais de gerenciamento, assim como controle aprimorado de cabine, sistema ambiental renovador e iluminação ambiente LED e janelas com regulação elétrica.

A maior mudança no avião, em relação ao antecessor o TBM 940, está no motor PT6E-66XT que conta com controle eletrônico de duplo cana (EPECS, na sigla em inglês) e montado com a hélice pentapá Raptor produzida em material composto pela Hartzell Propeller.

Graças ao EPECS o acionamento do PT6E-66XT é gerenciado por computadores e exige apenas um switch para ser dada a partida. O e-throttle, com manete única, também, facilita a operação e a manutenção. O sistema possibilita melhor gerenciamento do regime do motor em todas as fases, da decolagem ao pouso, além de reduzir a carga de trabalho do piloto e estender a vida útil do motor.

TBM 960 autothrottle
TBM 960 conta com o e-throttle de manete único e que permite menor carga de trabalho durante o voo

A nova hélice Raptor foi projetada especificamente para reduzir o peso total e melhorar a distância de decolagem, subida e velocidade de cruzeiro do TBM 960. Além disso, girando com 1.925 rpm durante a potência máxima, a nova hélice contribui para limitar o ruído e a vibração, com nível de ruído de 76,4 decibéis durante a decolagem.

De acordo com o fabricante o TBM 960 tem uma velocidade de cruzeiro econômico de 308 nós (540 km/h) com consumo de combustível de 57 galões (215 litros) por hora, o que representa uma economia de combustível na ordem de 10%.

Interior TBM 960
Interior ganhoi iluminação LED e controle eletrônico da abertura e fechamento das persianas das janelas

O cockpit está equipado com a suíte integrada Garmin 3000, além de contar com sistema de proteção contra gelo, monitoramento do envelope de voo através dos sistemas do Electronic Stability and Protection (ESP) e Under-speed Protection (USP), a função Emergency Descent Mode (EDM), bem como o pouso automático de emergência HomeSafe, este último permitindo o avião pousar de forma autônoma.

A bordo, a maior novidade no TBM 960 é o radar meteorológico Garmin GWX 8000 Doppler, que conta com novos recursos, incluindo previsão de raios e granizo, detecção de turbulência e supressão de interferência no solo. O avião está equipado também com o GDL 60 da Garmin para upload automático de banco de dados e interconexão com dispositivos móveis.

Por fim, o TBM 960 passou a contar com um sistema de controle ambiental totalmente novo, iluminação em LED e integrada em ambos os lados do painel do teto e janelas reguláveis ​​eletronicamente, que são controlados através do Passenger Comfort Exibição (PCD). Outra melhoria considerável foi a disposição de novas tomadas USB-A e USB-C, que atendem a elevada demanda por alimentação elétrica a bordo.

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Redação
Publicado em 05/04/2022, às 12h00


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