AERO Magazine
Busca

Uma caravan voadora

Turbo-hélice que pode decolar de um quarteirão atinge marca histórica

Daher entregou a unidade de número 300 do multimissão Kodiak 100


Daher Kodiak 100

Daher entregou o monoturno-hélice multimissão Kodiak de número 300 | Foto: Divulgação.

O cargueiro multimissão Kodiak atingiu a marca de 300 aeronaves entregues, resultado obtido 14 anos após seu lançamento nos Estados Unidos. Recém absorvido no portfólio da francesa Daher, que produz a família TBM, o Kodiak ampliou sua presença ao redor do mundo.

Um dos primeiros aviões da categoria completamente projetado em computador, o Kodiak foi criado para operar nas mais remotas regiões do planeta, sendo capaz de levar serviços humanitários e suprimentos mesmo em localidades com pistas extremamente curtas e não preparadas.

O avião é capaz de operar em pistas com menos de 300 metros e voar por mais de 1.000 nm (1.852 km) sem escalas e com grande capacidade interna. O interior, desenvolvido de forma a proporcional uma configuração modular, pode ser transformado desde um modelo VIP até para o transporte de carga, ambulância aérea, lançamento de paraquedistas, entre outros.

Daher Kodiak 100

Series III recebeu uma série de melhorias, como integração do radar meteorológico a suíte G1000 NXi

Na ocasião de seu lançamento o Kodiak foi apresentado como um modelo intermediário entre o avião tradicional e o helicóptero, ressaltando assim sua versatilidade de operar em locais de difícil acesso ao mesmo tempo que oferecia grande capacidade e alcance.

Daher Kodiak 100

Entre as opções de interior está a configuração VIP em uma ampla cabine

“Todos os dias, em todo o mundo, o Kodiak cumpre diversas missões, desde fornecer ajuda crucial em zonas de conflito até fornecer transporte aéreo confortável para viagens de negócios e pessoais”, disse Nicolas Chabbert, vice-presidente sênior da Daher e CEO da Kodiak Aircraft.

Em 2019 a Daher adquiriu o programa Kodiak da norte-americana Quest Aircraft Company, integrando o monomotor multimissão a sua gama de aeronaves turbo-hélices avançadas de alto rendimento.

Daher Kodiak 100

Kodiak 100 oferece amplo espaço interno e uma robusta estrutura capaz de operar em regiões extremas do globo

Atualmente o Kodiak 100  Series III recebeu uma série de melhorias, como sistema de alerta situacional, integração com o radar meteorológico Garmin GWX 75 com a suíte de aviônicos Garmin 1000 NXi e o piloto automático GFC 700. Além de contar com proteção do envelope de voo, visão sintética, entre outros.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 02/12/2021, às 15h00 - Atualizado às 16h22


Mais Notícias