Um cargueiro MD-11F da UPS caiu próximo ao aeroporto internacional de Louisville, no estado norte-americano do Kentucky

Um MD-11F da UPS Airlines caiu no início da noite desta terça-feira (4), nas proximidades do aeroporto internacional de Louisville, no estado norte-americano do Kentucky. O acidente ocorreu nas imediações de Fern Valley Road e Grade Lane, ao sul do aeroporto, provocando uma explosão seguida de incêndio de grandes proporções.
Equipes de emergência, incluindo bombeiros, polícia e autoridades aeroportuárias, atuam no local desde o início da ocorrência. A administração aeroportuária informou que todas as operações de voo foram suspensas temporariamente.
A agência de aviação civil dos Estados Unidos (FAA, na sigla em inglês) confirmou que a aeronave envolvida é um McDonnell Douglas MD-11F, de matrícula N259UP, operado pela UPS Airlines. O cargueiro, fabricado há 34 anos, havia decolado às 19h15 (Brasília) de Louisville com destino a Honolulu, no Havaí, no momento do acidente.
Video circulating showing fire during take-off. pic.twitter.com/TPrCY4GZLm
— Breaking Aviation News & Videos (@aviationbrk) November 4, 2025
Segundo Andy Beshar, governador do Kentucky, os três ocupantes que estavam na aeronave morreram e outras onze pessoas em solo foram hospitalizadas com ferimentos. A FAA informou, em uma postagem na rede social X, que as investigações serão conduzidas em parceria com o NTSB, órgão responsável por apurar acidentes aéreos.
"O voo 2976 da UPS caiu por volta das 17h15 (horário local) nesta terça-feira, 4 de novembro, após decolar do Aeroporto Internacional Muhammad Ali, em Louisville, Kentucky. O McDonnell Douglas MD-11 tinha como destino o Aeroporto Internacional Daniel K. Inouye, em Honolulu. A FAA e o NTSB irão investigar o acidente. O NTSB conduzirá a investigação e será responsável por divulgar todas as atualizações", afirma a nota da FAA.
A UPS informou que está apurando o caso, mas que até o momento não há mais detalhes sobre o que ocorreu.
“Por volta das 17h20 (horário da Costa Leste dos EUA) desta noite, o voo 2976 da UPS, que partiu de Louisville, Kentucky, com destino a Honolulu, Havaí — um MD-11 com três tripulantes a bordo — envolveu-se em um acidente em Louisville. Até o momento, não há confirmação de feridos ou vítimas. A UPS divulgará novas informações assim que estiverem disponíveis, mas o Conselho Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB, na sigla em inglês) é o órgão responsável pela investigação e será a principal fonte de informações sobre o inquérito oficial”, informou a empresa em comunicado.
*Notícia em atualização
Por Marcel Cardoso
Publicado em 04/11/2025, às 20h01 - Atualizado às 22h01
+lidas