AERO Magazine
Busca

Proposta considerável

Ucrânia oferece US$ 1 milhão para quem roubar caças russos

Oferta por roubo dos caças russos pode ter apenas intenção de abalar o moral das forças oponentes


Russos estão utilizando principalmente caças da família Flanker contra a Ucrânia - Divulgação
Russos estão utilizando principalmente caças da família Flanker contra a Ucrânia - Divulgação

A agência estatal de defesa ucraniana (Ukroboronprom) ofereceu um milhão de dólares para que militares russos “roubem aeronaves” do arsenal russo.

“Garantimos a você 1 milhão de dólares para cada aeronave roubada das Forças Aeroespaciais Russas e 500 mil dólares para cada helicóptero de combate das Forças Aeroespaciais da Rússia”, publicou a agência estatal ucraniana em sua conta oficial no twitter.

Ainda foi publicado que para ganhar essa quantia o militar russo deverá entregar a aeronave e se render às autoridades ucranianas junto com o equipamento militar.

A Ucrânia não divulgou o que fará caso realmente receba as aeronaves roubadas, mas, com a atual carência da força aérea do país, o uso de aviões e helicópteros contra os próprios russo pode ser considerada. Segundo analistas isso poderia ser apenas  uma propaganda com apelo moral, visando desestabilizar o oponente. 

Boa parte dos caças ucranianos foram destruídos ainda em solo, tanto que a Ucrânia pediu à Otan mais caças, o que se tornou um problema logístico e político. No entanto, a decisão sobre o fornecimento de aeronaves ainda segue em um impasse, como publicamos aqui na AERO Magazine.

A Rússia tem utilizado principalmente os caças Sukhoi Su-25, Su-24, Su-30, Su-34 e Su-35. Com a maior parte deles obtendo sucesso em missões de ataque contra posições ucranianas.

Nos últimos dias, ambos os lados perderam aeronaves. Moscou teve ao menos quatro caças-bombardeiros Su-34 Fullback abatidos, ainda estão inclusos alguns Su-25 e ao menos um Su-30, declarou a defesa ucraniana.

Já Kiev, de acordo com a mídia estatal russa, perdeu nos últimos dias quatro caças Sukhoi Su-27, dois MiG-29 e um Su-25. Acredita-se que menos de 10% da força aérea ucraniana tenha condições de combate ao longo desta semana.

A Ucrânia tem recebido muita ajuda militar de países ocidentais. As nações auxiliam os ucranianos com o envio de armas antiaéreas e antitanque que chegam por meio de países fronteiriços como a Polônia e Romênia.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner Promocional

Por André Magalhães
Publicado em 10/03/2022, às 08h50


Mais Notícias