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Azul devolve segundo avião da Embraer em menos de quinze dias

A Azul Linhas Aéreas devolveu dois Embraer E195 em agosto e avança em plano de reestruturação de frota


Companhia aérea projeta mais de US$ 1 bilhão em redução de custos ao reestruturar frota e renegociar contratos de arrendamento - Guilherme Amâncio
Companhia aérea projeta mais de US$ 1 bilhão em redução de custos ao reestruturar frota e renegociar contratos de arrendamento - Guilherme Amâncio

A Azul Linhas Aéreas repassou ao arrendador, na última segunda-feira (25), o Embraer E195 de matrícula PR-AXF, segundo jato da família E1 devolvido em menos de quinze dias. A aeronave estava em operação na companhia desde abril de 2012.

O voo de devolução partiu do aeroporto internacional de Belo Horizonte e pousou na tarde de terça-feira (26), em Saarbrucken, na Alemanha.

No dia 18 de agosto, a empresa já havia devolvido o PR-AYX, que integrava a frota desde outubro de 2011. Ambos os E195 foram encaminhados ao mesmo terminal europeu. O último deles está sob responsabilidade da empresa de leasing TrueNoord Regional Aircraft Leasing.

Ajustes em contratos de leasing

O movimento faz parte de uma série de medidas jurídicas aprovadas neste mês pelo Tribunal de Nova York, em favor da Azul, relacionadas à renegociação de contratos de arrendamento. O acordo firmado com a AerCap, uma das maiores arrendadoras globais, permite a recusa de contratos de leasing e outros compromissos sem impacto na malha aérea.

De acordo com estimativas divulgadas pela companhia, a medida deve gerar mais de US$ 1 bilhão (R$ 5,43 bilhões) em economia apenas com a operação da frota.

Economia sem impacto na malha aérea

A decisão judicial também autoriza a recusa de múltiplos contratos referentes a aeronaves e motores fora de operação. Em nota, a Azul afirmou que a iniciativa “proporcionará economias adicionais sem reduzir a frota ou afetar rotas e capacidade de atendimento”.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 29/08/2025, às 18h02


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