Com certificação a Embraer poderá iniciar as entregas dos primeiros E190-E2 e E195-E2 para a sul-africana Airlink
A Embraer conquistou a Certificação de Tipo para os E190-E2 e E195-E2 da Autoridade de Aviação Civil da África do Sul (SACAA, na sigla em inglês), abrindo caminho para a estreia do E2 na frota da Airlink, principal companhia aérea sul-africana.
Com a certificação a Embraer deverá iniciar primeiras entregas ainda este ano, e com previsão de serem finalizadas até 2027. Configurados para até 136 passageiros em fileiras com 2x2 assentos, os aviões serão utilizados principalmente em rotas de alta densidade e emergentes na África Subsaariana.
O anúncio ocorre em paralelo ao crescimento da frota da Airlink, principal companhia aérea sul-africana, que fechou contrato de leasing com a Azorra para dez aeronaves E195-E2. As primeiras entregas estão previstas ainda para 2025 e devem ser concluídas até 2027.
“A Embraer está estabelecida de maneira sólida como líder de mercado no segmento de até 150 assentos na África, uma região chave para nós. A Airlink é nossa cliente de longa data e será a primeira operadora do E2 na África do Sul”, disse Arjan Meijer, presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial.
A certificação foi obtida em conjunto com a validação dos motores Pratt & Whitney PW1900G, que equipam a nova geração de aeronaves.
“A aceitação de tipo pela SACAA representa um marco importante enquanto nos preparamos para a entrada em serviço do Embraer E195-E2. A capacidade e o alcance adicionais do E2 permitirão que a Airlink responda à demanda crescente em rotas estratégicas e expanda sua malha aérea”, disse De Villiers Engelbrecht, CEO da Airlink.
Com a homologação concluída, os E-Jets E2 poderão voar na África do Sul e em demais países da África Austral, onde a Airlink tem forte presença.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 03/09/2025, às 09h11
+lidas