Grupo Daher lança política climática com meta de reduzir 50% das emissões até 2032
O grupo francês Daher anunciou uma nova política climática com metas de redução de emissões alinhadas ao Acordo de Paris. O plano prevê cortar em 50% a emissão de poluentes das operações do acumulado entre 2022 e 2032, com uma primeira etapa de 23% até 2027.
Segundo a Daher, a estratégia está estruturada em redução das emissões operacionais, engajamento de fornecedores, diminuição da pegada de carbono de produtos e serviços, e adaptação às mudanças climáticas.
No campo operacional, a Daher aposta em eletrificação, uso de fontes energéticas de baixo carbono — como combustíveis sustentáveis de aviação (SAF) e biocombustíveis — e melhorias de eficiência em processos e instalações.
Até 2027, a Daher avaliará a maturidade de carbono dos 50 fornecedores com mais emissões, ampliando o monitoramento para os 100 principais até 2032. O objetivo é coletar dados confiáveis de emissões de Escopo 3 e co-desenvolver planos de redução com parceiros estratégicos.
Nos produtos e serviços, o plano mais ambicioso é lançar uma aeronave de baixo carbono até 2027 e ampliar o uso de SAF, alcançando 10% de mistura até 2027 e 20% até 2032. Além disso, ao menos metade do orçamento de P&D será destinada a pesquisas em materiais compósitos mais leves, visando reduzir o peso das estruturas dos aviões e o consumo de combustível.
Por fim, a Daher realizará mapeamento de riscos físicos em suas instalações até 2027, para implementar planos de adaptação e garantir a resiliência operacional frente a eventos climáticos.
“O progresso será acompanhado regularmente, com mapeamento anual da pegada de carbono para garantir transparência, eficácia e melhoria contínua de nossas ações”, afirmou Julie de Cevins, diretora de Sustentabilidade da Daher.
Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 02/09/2025, às 14h00
+lidas