AERO Magazine
Busca

Mach 3.3

Voo mais rápido da história superou os 3.500 km/h em 1976

Há quase 50 anos o SR-71 Blackbird detém o recorde de voo mais rápido do mundo


Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui Banner PromocionalSR-71 Blackbird era ligeiramente mais lento que o A-12 Blackbird - USAF
Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui Banner PromocionalSR-71 Blackbird era ligeiramente mais lento que o A-12 Blackbird - USAF

A família Blackbird é o avião de série mais rápido já construído. O A-1 Blackbird, a versão usada exclusivamente pela CIA, a agência de inteligência dos Estados Unidos, era ligeiramente mais rápido que o seu irmão mais novo, e famoso, SR-71 Blackbird.

Ainda assim, o recorde de velocidade seria quebrado pelo SR-71, quando atingiu a impressionante marca de 3.529 km/h, se tornando assim o avião mais rápido do mundo.

O piloto da força aérea dos Estados Unidis, Eldon Joersz, não estava particularmente interessado em voar o Lockheed SR-71 Blackbird quando soube da existência do avião. Piloto militar, ele comandou o caça F-105 no Vietnã e no Laos. Tudo que sabia sobre o "tal" avião-espião era que ele voava alto e muito rápido.

Ainda assim, eventualmente Joersz se candidatou ao Blackbird e acabou sendo aceito no seleto time de pilotos. A seleção era por si só desafiadora e com poucos aviadores escolhidos.

"Por acaso" justamente Joersz estava no cockpit de um SR-71 em 27 de julho de 1976, quando a aeronave estabeleceu um recorde mundial de velocidade: 3.529 km/h (Mach 3.3) em uma passagem em linha reta sobre a Base aérea Edwards, na Califórnia.

SR-71
O oficial de reconhecimento George Morgan (esquerda) e Eldon Joersz após quebrarem o recorde de velocidade

Embora a marca permança na liderança há quase 50 anos, ela foi obtida sem um motivo especial ou uma fuga espetacular do SR-71. O avião espião protagonizou histórias memoráveis fugindo de míssies soviéticos e de caças MiG-25, mas nenhuma dessas ocasiões atingiu uma velocidade tão alta.

Atualmente, recorde continua de pé como o mais rápido realizado em um jato tripulado e dentro da atmosfera terrestre. O SR-71 voava normalmente em uma velocidade de Mach 3.2, relativamente fácil de ser superado, de forma que, na ocasião, a marca Mach 3.3 não representou nada de especial. O que Eldon Joersz não sabia é que seu voo permaneceria invencível até os dias atuais.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner Promocional

Por Ernesto Klotzel
Publicado em 18/05/2022, às 15h46


Mais História