AERO Magazine
Busca

Alta tecnologia e baixo custo

Novo caça russo de quinta geração terá produção iniciada em 2027

Su-75 tem similaridades com o F-35 , mas será estimado aos caças de geração 4º plus


Caça russo deverá competir diretamente com o norte-americano F-35 - TASS / Sergei Fadeichev
Caça russo deverá competir diretamente com o norte-americano F-35 - TASS / Sergei Fadeichev

A produção em série do Su-75 Checkmate, o novo caça de quinta geração russo, começará em 2027. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (18), em uma reunião entre autoridades do conglomerado Rostec, empresa que engloba fabricantes como Sukhoi e MiG, e o presidente russo Vladimir Putin.

Por ora, o Su-75 terá alguns sistemas e componentes do Su-57, como os motores e aviônica. O objetivo é permitir acelerar o processo de desenvolvimento e maturação do projeto básico.

“Pegamos emprestado o equipamento de bordo e o motor do caça de quinta geração Sukhoi-57, mas os reconfiguramos um pouco", disse Sergey Chemezov, CEO da Rostec.

O Su-75 será o segundo avião de quinta geração da Rússia. Atualmente, a força aérea de Moscou está incorporando à frota o Su-57 Felon.

Um mockup em tamanho real do Checkmate foi apresentado pela primeira vez no show aéreo russo Maks, em 2021, e no exterior durante o Dubai Air Show, ocorrido no mesmo ano.

O novo vetor de caça é monomotor leve, mas de acordo com o fabricante o Su-75 poderá levar uma carga últil de 7 toneladas, atingir velocidades de Mach 1.8 (aproximadamente 2.200 km/h) e terá um alcance de 3.000 km.

Segundo a Rostec, o Checkmate tem capacidades similares ao norte-americano F-35 Lightining II, mas com um custo estimado a caças da geração 4,5 como o Saab Gripen E. Um dos entraves atuais da Rússia é obter alguns sistemas críticos, que eram importados, assim como obter linhas de financiamento para seguir com bilionários projetos, como o Su-75.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner Promocional

Por André Magalhães
Publicado em 18/05/2022, às 15h25 - Atualizado às 15h27


Mais Notícias