Fontes apontam que acidente com o Boeing 737 da China Eastern Airlines pode ter sido intencional
As investigações sobre o acidente envolvendo um Boeing 737-800 (B-1792) da China Eastern Airlines, há quase dois meses, matando mais de 130 pessoas podem apontar que o avião teria caído intencionalmente.
Segundo fontes de agentes de aviação dos Estados Unidos, que trabalham na investigação do acidente e em conversa ao The Wall Street Journal, ocorrida nesta terça-feira (17), os dados de uma das caixas pretas teriam indicado que uma manobra intencional fez com que o Boeing 737 perdesse altitude quase que verticalmente. Este dado é complementado pela não confirmação, até o momento, da detecção de qualquer problema mecânico ou do controle de tráfego por parte das autoridades chinesas.
O Boeing 737 da China Eastern Airlines fazia um voo doméstico entre os aeroportos de Kunming (KMG) e Guangzhou (CAN). Em vários vídeos divulgados pela imprensa local, o avião pôde ser visto efetuando queda livre. Segundo dados do site Flightradar24, isto teria acontecido a uma velocidade de cerca de 850 km/h.
Na ocasião do acidente, a companhia aérea disse que qualquer interferência anormal por parte dos pilotos não era plausível, porém, em resposta à publicação, ela informou basicamente que "qualquer especulação não oficial pode interferir na investigação do acidente e afetar o progresso real da indústria global de transporte aéreo".
Marcel Cardoso
Publicado em 17/05/2022, às 17h40
+lidas