Controle de passageiros no embarque do aeroporto de Miami utiliza sistema biométrico automatizado da SITA
Os passageiros internacionais que utilizam o Aeroporto Internacional de Miami (MIA), na Flórida, logo poderão embarcar usando um novo sistema de reconhecimento biométrico touchless.
A tecnologia é similar a usada no acesso as áreas restritas dos aeroportos e presente em grande parte do mundo, inclusive no Brasil, mas no caso de Miami será aplicada em mais de 130 portões de embarque.
A expectativa é que a iniciativa seja totalmente concluída em 2023 e quando finalizado será a maior implantação de tecnologia biométrica em aeroportos dos Estados Unidos.
O aeroporto norte-americano está usando a solução Smart Path, da SITA, que aproveita a plataforma de identidade biométrica da NEC, os passageiros simplesmente se aproximam de uma câmera no portão de embarque e sua foto é usada para confirmar, em segundos, sua identidade e sua autorização para viajar.
“Globalmente, vemos que os passageiros desejam passar mais rápido pelo aeroporto, com as principais etapas de sua viagem sendo automatizadas”, comentou Matthys Serfontein, presidente da SITA nas Américas.
O sistema permite maior controle de segurança, impedindo ainda no portão o embarque de pessoas foragidas ou com algum tipo de restrição de viagem.
“O lançamento do embarque biométrico em MIA é a ação mais recente de como o condado de Miami-Dade está aproveitando a tecnologia para melhorar o atendimento ao cliente e simplificar as operações”, disse Daniella Levine Cava, prefeita do condado de Miami-Dade. “Estou orgulhosa de ver nosso aeroporto ser o líder nos EUA com essa inovação de ponta que agilizará o processo de embarque de nossos passageiros”.
O processo estava em desenvolvimento já em 2019, quando as autoridades aeroportuárias e o CBP, o órgão de controle de fronteiras dos Estados Unidos, realizaram diversos testes comprovando a segurança do sistema e uma redução significativa no tempo de embarque.
O lançamento do novo embarque biométrico segue em conjunto com a ampliação, do Simplified Arrival (Chegada Simplificada), processo que usa a biometria facial para automatizar as verificações manuais dos documentos necessários dos passageiros internacionais para ingressarem nos Estados Unidos.
“Estamos ansiosos para aprimorar a experiência dos passageiros com esta solução de embarque de última geração”, comentou Ralph Cutié, diretor e CEO do Aeroporto Internacional de Miami. “MIA é agora o aeroporto mais movimentado dos EUA para viagens internacionais e continua a estabelecer novos recordes de aumento de passageiros a cada mês”.
Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 17/05/2022, às 17h02
+lidas