Korean Air converte sete A350-1000 para o A350F e se prepara para novas exigências ambientais da ICAO

A Korean Air anunciou a conversão de sete pedidos do Airbus A350-1000 para a versão A350F, destinada ao transporte de carga. A decisão amplia a presença da companhia no segmento cargueiro que se torna um dos mais recentes operadores do modelo.
O A350F incorpora materiais compostos e ligas leves em aproximadamente 70% da estrutura, o que reduz o peso vazio e permite maior peso máximo de decolagem — até 46 toneladas superior ao aeronaves baseadas em projetos anteriores.
Com capacidade para 111 toneladas de carga útil e alcance de 4.700 milhas náuticas (8.700 km), o A350F mantém os mesmos motores Rolls-Royce Trent XWB-97, utilizados na versão de passageiros. Segundo dados da Airbus, a combinação entre estrutura otimizada e motorização mais eficiente resulta em redução de até 40% no consumo de combustível frente a geração anterior. Além disso, A350F foi desenvolvido para atender aos novos padrões de emissões de dióxido de carbono da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO), que entram em vigor em 2027.
Até setembro, a família A350 somava 1.445 pedidos firmes de 63 clientes em todo o mundo, sendo 65 unidades do modelo A350F encomendadas por dez operadores de carga e um arrendador.
A Korean Air, que já havia solicitado 33 aeronaves da família A350, ajustou seu portfólio para incluir 20 A350-1000, sete A350F e seis A350-900, das quais duas já foram entregues. A companhia também mantém 39 pedidos do A321neo, voltados à expansão das operações regionais e de média distância.
Por Marcel Cardoso 
Publicado em 31/10/2025, às 09h39
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