AERO Magazine
Busca

Dubai Air Show 2021

Futuro caça de quinta geração russo faz sua estreia no Dubai Air Show

Baixo custo de aquisição e operação, aliada a elevada capacidade prometem ser os trunfos do Su-75


Sukhoi Su-75 Checkmate

Sohkoi Su-75

Mockup do caça russo de quinta geração Checkmate, no Dubai Air Show  | Foto: AERO Magazine/Fernando Marcato

A Rostec apresentou neste domingo (14), no Dubai Air Show, o mockup do caça de 5º geração Checkmate, também conhecido como SU-75. Essa foi a primeira vez que o modelo foi apresentado fora do território russo.

O caça monomotor de quinta geração tem como foco a exportação e um de seus destaque é o baixo custo de horas de voo e de aquisição.  De acordo com a Rostec, o caça tem capacidades similares ao norte-americano F-35 Lightining II, mas com um custo estimado a caças da geração 4,5 como o Saab Gripen E

“Não é por acaso que a primeira apresentação internacional do novo caça de 5ª geração está ocorrendo aqui, no Dubai Airshow. Pessoas no Oriente Médio apreciam a reputação das armas russas, mostram grande interesse em nossos produtos avançados e buscam o desenvolvimento de parceria com a Rússia", disse Sergey Chemezov, chefe da Rostec.

O Su-75, tem suas tecnologias baseada no caça stealth Su-57, oferecend osistemas avançados, mas em uma versão simplifcada e baseada em um avião monomotor. O novo caça poderá atingir Mach 1,8 (aproximadamente 2.200 km/h), deverá ter autonomia de 3.000 km epoderá transportar uma carga útil de sete toneladas.

O voo inaugural deverá acontecer em 2023, e conforme os planos, o caça deverá entrar em serviço operacional em 2026.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Por André Magalhães
Publicado em 14/11/2021, às 11h00 - Atualizado em 18/11/2021, às 16h46


Mais Notícias