A Emirates encomendou 65 Boeing 777-9, elevando seu backlog para 315 aeronaves, e confirmou a instalação do Wi-Fi Starlink em toda a frota até 2027

A Emirates ampliou significativamente seu programa de renovação de frota ao confirmar, no início do Dubai Airshow 2025, um novo lote de Boeing 777-9, reforçando a estratégia de longo prazo que sustenta suas operações globais.
O pedido realizado hoje, durante o Dubai Airshow 2025, consolida a Emirates como o maior cliente do 777X e estende o cronograma de entregas até o final da próxima década, ao mesmo tempo em que acelera projetos de conectividade e modernização de cabine em mais de duzentas aeronaves.
Com a aquisição, as encomendas da Emirates junto à Boeing alcança 315 widebodies, incluindo 270 unidades da família 777X, dez cargueiros 777F e 35 unidades do 787-9. Com o novo acordo também foi ampliado o compromisso com a GE Aerospace, que chega agora a 540 motores GE9X.
O novo acordo também incorpora cláusulas que apoiam o estudo de viabilidade do Boeing 777-10, variante de maior capacidade dentro da família 777X. A Emirates detém opções para converter parte do pedido recém-anunciado para o 777-10 ou para o 777-8.
A expansão do backlog estende o horizonte de entregas da Emirates até 2038, envolvendo linhas de produção e centros de montagem nos EUA. A frota atual inclui 119 Boeing 777-300ER, dez 777-200LR e onze 777F, que voam diariamente para mais de 140 destinos nos seis continentes.
Com as mudanças no cronograma de certificação, a primeira entrega do 777-9 à Emirates está prevista para o segundo trimestre de 2027.
Além da expansão da frota, a Emirates confirmou a adoção do Starlink, solução de conectividade da SpaceX, em toda a frota em serviço. O processo será iniciado ainda em novembro pelos Boeing 777, com conclusão prevista para meados de 2027, cobrindo 232 aeronaves.
A companhia equipou o primeiro 777-300 (A6-EPF) com o sistema — exposto no Dubai Airshow — e iniciará operações comerciais imediatamente após o evento. O plano prevê a instalação de aproximadamente quatorze aeronaves por mês, com os Airbus A380 entrando na fase de retrofit a partir de fevereiro de 2026.
O 777 receberá duas antenas Starlink, enquanto o A380 contará com três antenas, solução inédita em aeronaves comerciais de grande porte. O serviço terá acesso gratuito em todas as classes, por meio de autenticação simplificada e sem necessidade de inscrição em programas de fidelidade.
A conectividade permitirá streaming, chamadas de vídeo, jogos online e navegação simultânea em múltiplos dispositivos, além de suporte ao Live TV — inicialmente apenas nos dispositivos pessoais e, a partir de dezembro, também nos sistemas de entretenimento disponibilizado nas telas dos assentos da frente.
A adoção do Starlink avança paralelamente ao maior programa de retrofit já realizado pela Emirates, que prevê a modernização de quase 220 aeronaves. Até o momento, 76 unidades já retornaram à operação com a Premium Economy, Business Class reprojetada, a First Class renovada e novos acabamentos, além de atualizações no sistema de entretenimento a bordo.
O Dubai Airshow 2025 acontece até a próxima sexta-feira (21), no aeroporto internacional Al Maktoum.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 17/11/2025, às 08h52
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