AERO Magazine
Busca

Indústria

Airbus recebe primeiros pedidos do A350F da China

Encomenda de seis Airbus A350F marca a estreia do novo cargueiro no mercado chinês e fortalece a atuação internacional da Air China Cargo


A35F Air China Cargo
Airbus A350F poderá transportar até 111 toneladas de carga, ampliando a capacidade logística da Air China Cargo - Airbus

A Airbus anunciou hoje (14) um acordo firme para seis Airbus A350F com a Air China Cargo, que se torna a primeira operadora chinesa do novo cargueiro. A encomenda marca a entrada do modelo no mercado de carga do país e amplia a capacidade internacional da companhia.

Segundo a empresa, a inclusão do widebody de nova geração deve favorecer ganhos operacionais. A China tem ampliado sua capacidade logística global, buscando aeronaves de grande capacidade e maior eficiência.

O A350F contribui para eficiência em operação e manutenção. O modelo fortalecerá a capacidade da Air China Cargo de enfrentar riscos em operações estáveis de longo prazo”, disse Wang Hongyan, vice-presidente da Air China Cargo.

Com sede em Pequim, a Air China Cargo é a única companhia cargueira da China que opera com bandeira nacional. Desde junho, a empresa mantém aeronaves dedicadas de carga nas regiões Norte, Leste, Sul e Sudoeste do país. A malha inclui 25 rotas internacionais específicas para transporte de cargas, abrangendo Ásia-Pacífico, Europa, Américas e Oriente Médio.

A rede também integra operações de transporte terrestre, com mais de 1.500 rotas internacionais de trucking conectadas ao sistema de belly cargo e aos cargueiros de fuselagem larga. O A350F atende a diferentes perfis logísticos, incluindo cargas expressas, gerais e especiais, oferecendo capacidade de transporte de até 111 toneladas em um alcance de 8.700 km.

O primeiro A350F está em fase de montagem final, iniciando nos próximos meses a campanha de ensaios em voo. Até outubro, a família A350 acumulava 1.445 pedidos de 63 clientes. Desse total, 74 encomendas correspondem ao A350F, distribuídas entre doze operadores.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 14/11/2025, às 14h32


Mais Notícias