Antes de se tornar referência em helicópteros, a Bell atuou em projetos de aviões inovadores como o histórico X-1
A Bell Helicopter é mundialmente reconhecida por sua atuação no segmento de asas rotativas, em especial pelos icônicos helicópteros Jet Ranger e Iroquois (Huey), mas sua história vai além das asas rotativas.
A Bell também protagonizou avanços marcantes na aviação de asa fixa, com projetos pioneiros como o YFM-1 Airacuda e o revolucionário X-1, primeiro avião a superar a barreira do som.
O primeiro projeto da Bell, o YFM-1 Airacuda, surgiu em 1937 como um “bomber destroyer”. Também conhecido como Bell Model 1, o avião incorporava tecnologias avançadas para a época, incluindo armas estabilizadas por giroscópio, propulsão em configuração “push” e motores Allison V-1710-41, evidenciando a abordagem disruptiva naqueles anos.
Durante a Segunda Guerra Mundial, a Bell alcançou sucesso com o P-39 Airacobra, um caça leve amplamente utilizado no combate, tendo se notabilizado por ter sido um dos aviões fornecidos para a União Soviética, assim como para o Reino Unido e pelas forças aéreas da Itália e da França Livre. Com mais de 9.000 unidades produzidas, o Airacobra tornou-se um dos caças mais fabricados do conflito.
O marco mais importante da Bell na aviação de asa fixa, porém, foi o desenvolvimento do X-1, o pioneiro modelo que inaugurou a família X-Plane. Além disso, em 14 de outubro de 1947, o avião entrou para a história ao ser o primeiro a quebrar a barreira do som, sob o comando do lendário piloto Charles “Chuck” Yeager.
Desenvolvido em parceria com a NACA (atual NASA), o X-1 deu origem a uma série de variantes – X-1A, X-1B, X-1C, X-1D, X-1E e X-2 – que foram fundamentais para o avanço dos conceitos de voo supersônico.
Conheça abaixo a lista de aviões da Bell, antes da empresa foca apenas em soluções de asas rotativas.
Modelo | Categoria | Ano do 1º Voo | Velocidade Máxima | Status |
---|---|---|---|---|
YFM-1 Airacuda | Caça pesado | 1937 | 425 km/h | Cancelado |
P-39 Airacobra | Caça | 1938 | 620 km/h | Produzido em série |
P-59 Airacomet | Caça a jato | 1942 | 660 km/h | Experimental |
P-63 Kingcobra | Caça | 1942 | 660 km/h | Produzido em série |
X-1 (X-1A/B/C/D/E) | Experimental | 1946 | 1.600 km/h (Mach 1.5) | Experimental |
X-2 Starbuster | Experimental | 1955 | 3.370 km/h (Mach 3.2) | Experimental |
X-5 | Experimental | 1951 | 1.100 km/h | Experimental |
X-14 | Experimental | 1957 | 290 km/h | Experimental |
X-16 | Experimental | — | — | Cancelado (não construído) |
XF-109 (D-188A) | Protótipo | — | — | Cancelado (não construído) |
XP-52 | Protótipo | — | — | Cancelado (não construído) |
XP-77 | Protótipo | 1944 | 530 km/h | Experimental |
XP-83 | Protótipo | 1945 | 890 km/h | Experimental |
Redação
Publicado em 15/07/2015, às 00h00 - Atualizado em 21/07/2025, às 13h00
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