A Azul Linhas Aéreas devolveu um de seus ATR 72-600, que ostentava a pintura da bandeira do Brasil
A Azul Linhas Aéreas encerrou a operação do ATR 72-600 de matrícula PR-AKO, devolvido aos arrendadores na última semana. A aeronave, que integrava a frota desde o final de 2021 e exibia uma pintura especial com a bandeira do Brasil, foi retirada do serviço ativo após cumprir voos regionais em diversas rotas domésticas.
O turboélice, que estava sem transportar passageiros desde maio, partiu de Natal na manhã da última quarta-feira (15), iniciando o translado para Dusseldorf, na Alemanha, onde pousou na tarde de sexta-feira (17). O trajeto incluiu escalas técnicas em Ilha do Sal (Cabo Verde), Lanzarote (Ilhas Canárias) e Porto (Portugal).
O PR-AKO operava majoritariamente em rotas regionais de curta distância, reforçando a conectividade da Azul entre cidades médias e capitais. Em novembro de 2023, a aeronave se envolveu em um incidente de tail strike durante o pouso no aeroporto internacional do Recife, após um voo procedente de Aracaju. Não houve feridos, e o ATR retornou às operações após inspeções e reparos estruturais.
Um ATR 72-600 (PR-AKO) da @azulinhasaereas se envolveu em um tail strike (colisão da cauda com o solo), agora há pouco no Recife (REC).
— Portão 1 (@portaoum) November 22, 2023
A aeronave cumpria o voo #AD2737, procedente de Aracaju (AJU). Não há informações de feridos.
📺: PapaCharlieGolf/YouTube. pic.twitter.com/ytBsFEab49
A Azul é uma das principais operadoras do ATR 72-600 na América Latina, modelo amplamente utilizado em operações de alta frequência e curtas distâncias. O turboélice possui capacidade para cerca de setenta passageiros e performance adequada para pistas curtas, características essenciais para o perfil regional brasileiro.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 22/10/2025, às 10h26
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