AERO Magazine
Busca

Aviação Comercial

Azul registra recorde histórico em 2025

Azul atinge recorde histórico ao transportar 23,7 milhões de passageiros entre janeiro e setembro de 2025


Azul cresce 5,9% em relação a 2024 e supera números pré-pandemia, com Viracopos liderando o movimento de embarques e desembarques - Azul
Azul cresce 5,9% em relação a 2024 e supera números pré-pandemia, com Viracopos liderando o movimento de embarques e desembarques - Azul

A Azul Linhas Aéreas transportou 23,7 milhões de passageiros entre janeiro e setembro de 2025, alcançando o maior volume de sua história para o período, segundo dados da ANAC. O resultado representa um crescimento de 5,9% em relação aos nove primeiros meses do ano passado, quando haviam embarcado 22,4 milhões de passageiros, superando também o desempenho pré-pandemia, de 19,7 milhões em 2019.

De acordo com o levantamento da ANAC, o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, mantém a posição como o principal hub da Azul e liderou o movimento de embarques e desembarques no período. Na sequência aparecem os aeroportos de Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte; Recife, em Pernambuco; Congonhas e Guarulhos, os dois principais aeroportos do país, que completam a lista dos terminais com maior fluxo de passageiros da Azul.

As rotas mais movimentadas também refletem a força da malha doméstica, com trecho Recife–Viracopos liderando em volume, seguido por Viracopos–Confins, Recife–Guarulhos, Porto Alegre–Viracopos e Recife–Confins.

Segundo o presidente da Azul, Abhi Shah, o desempenho reforça a estratégia de concentrar investimentos em rotas de alta demanda e conectividade regional. “Os resultados refletem a importância dos nossos principais hubs e a eficiência do modelo que prioriza a capilaridade do transporte aéreo no país”, afirmou.

A Azul mesmo diante da crise interna mantém a maior cobertura de cidades atendidas no Brasil, tendo ampliado operações em aeroportos regionais e consolidando presença no mercado internacional. O resultado preliminar de 2025 confirma a recuperação plena do tráfego aéreo nacional e aponta sustentabilidade da expansão da malha da Azul para a próxima década.

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 22/10/2025, às 15h00


Mais Notícias