Azul transporta 23,7 milhões de passageiros e Latam alcança 41% de participação no mercado doméstico, segundo dados da ANAC
A Latam Airlines Brasil obteve seu maior resultado de participação no mercado doméstico dos últimos quinze anos. Conforme dados da ANAC, a companhia alcançou 41,02% de market share entre julho e setembro, nível superado apenas no terceiro trimestre de 2010, quando chegou a 42,95%.
A taxa média de ocupação dos voos domésticos da Latam atingiu 86,4% no trimestre. O desempenho é atribuído pela companhia aérea à ampliação da malha, que atualmente cobre 59 destinos nacionais, e à abertura de novas bases operacionais ao longo do ano.
Em setembro, a empresa manteve o ritmo de crescimento, com 40,96% de participação e 85,3% de taxa de aproveitamento, o melhor resultado mensal desde 2010.
Já a Azul Linhas Aéreas atingiu o maior volume de passageiros de sua história entre janeiro e setembro. De acordo com dados da ANAC, a companhia transportou 23,7 milhões de clientes, um aumento de 5,9% em relação ao mesmo período de 2024, quando havia registrado 22,4 milhões de embarques — então recorde da empresa.
O desempenho também supera o nível pré-pandemia, de 19,7 milhões de passageiros em 2019.
O aeroporto internacional de Viracopos, em Campinas, manteve-se como o principal hub da Azul, concentrando o maior volume de embarques e desembarques. Em seguida, figuram Belo Horizonte, Recife e os dois terminais da grande São Paulo (GRU/CGH), que completam o ranking dos cinco aeroportos mais movimentados da companhia no período.
Entre as rotas com maior fluxo, Recife destacou-se em três das cinco primeiras posições, lideradas pela ligação Recife–Campinas. Em sequência, aparecem Campinas–Belo Horizonte, Recife–Guarulhos, Porto Alegre–Campinas e Recife–Belo Horizonte.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 22/10/2025, às 14h40
+lidas