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Primeiro voo do Embraer ERJ-145 completa 30 anos

Há 30 anos o ERJ-145 realizava o primeiro voo e marcava uma mudança na estratégia da Embraer no mercado mundial


ERJ-145 ajudou a consolidar a Embraer na aviação mundial e foi sucesso de vendas nos EUA - Embraer
ERJ-145 ajudou a consolidar a Embraer na aviação mundial e foi sucesso de vendas nos EUA - Embraer

O jato regional Embraer ERJ-145, marco da indústria aeronáutica brasileira, realizou seu voo inaugural em 11 de agosto de 1995, consolidando a transição do transporte regional de turboélices para jatos comerciais. O modelo foi apresentado ao público no Paris Air Show de 1989 e projetado para substituir aeronaves turboélice, oferecendo maior velocidade e autonomia operacional.

Derivado do EMB 120 Brasília, o ERJ-145 recebeu fuselagem alongada em 5,4 metros, capacidade para até 50 passageiros e configuração interna de três assentos por fileira. Em 1990, foi definida a motorização com o turbofan Rolls-Royce/Allison GMA3007.

O programa, entretanto, enfrentou atrasos causados por restrições orçamentárias e dificuldades de fornecimento. Em 1991, o projeto passou por um redesenho que reposicionou os motores das asas para a fuselagem traseira.

Privatização impulsionou produção e entregas

A privatização da Embraer, em dezembro de 1994, garantiu recursos financeiros para a retomada do programa. No voo inaugural, o ERJ-145 já contabilizava 18 pedidos firmes, 16 opções e 127 cartas de intenção. A primeira entrega ocorreu em dezembro de 1996 para a ExpressJet Airlines, que operava como Continental Express.

Três décadas de operação global

Atualmente, o ERJ-145 soma quase 30 milhões de horas de voo e opera em 36 companhias aéreas de 26 países. Sua adoção global consolidou-o como um dos jatos regionais mais bem-sucedidos da aviação comercial, conectando novos mercados e servindo de base tecnológica para o desenvolvimento da família E-Jets.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 11/08/2025, às 15h04


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