Embraer integrará internet via Starlink nos jatos Praetor e Legacy, com certificação prevista e foco em conectividade global de alta performance
A Embraer anunciou nesta quarta-feira (6), que oferecerá conectividade via Starlink como solução de pós-venda para os jatos executivos Praetor 600, Praetor 500, Legacy 500 e Legacy 450.
A implementação será viabilizada por meio de um Certificado de Tipo Suplementar (STC), desenvolvido em parceria com a Nextant Aerospace, divisão de engenharia da Flexjet.
Os modelos Praetor 500 e Legacy 450 já foram certificados nos Estados Unidos. A certificação dos Praetor 600 e Legacy 500 é esperada para o terceiro trimestre. No Brasil, a homologação pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) deve ocorrer até o final do ano, enquanto a aprovação por reguladores europeus, está prevista para o primeiro trimestre de 2026.
A solução utiliza a constelação de satélites de baixa órbita da Starlink, oferecendo internet de alta velocidade e baixa latência — inferior a 99 milissegundos —, o que viabiliza aplicações em tempo real como videoconferências em 4K, jogos online, acesso via VPN e streaming durante o voo, inclusive sobre oceanos e regiões remotas.
A iniciativa insere a Embraer no grupo restrito de fabricantes que oferecem conectividade global de alta performance como parte de seu portfólio de suporte e serviços. A Flexjet, maior operadora global de jatos Praetor, já anunciou que pretende equipar toda a sua frota com a solução da Starlink. Além disso, Embraer e Nextant estão desenvolvendo um STC para os jatos Phenom 300, com certificação prevista para até o fim do ano.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 06/08/2025, às 10h27
+lidas