AERO Magazine
Busca

Relatório final

Uma série de erros dos pilotos causou acidente nos EUA

Ntsb concluiu que uma série de erros dos pilotos causou acidente com avião da CommutAir, em 2019


Três pessoas ficaram levemente feridas durante a evacuação da aeronave - Ntsb/Divulgação
Três pessoas ficaram levemente feridas durante a evacuação da aeronave - Ntsb/Divulgação

Autoridades norte-americanas concluíram que um acidente envolvendo um Embraer E145XR (N14171) à serviço da United Airlines, há três anos, foi causado por uma série de erros provocados pela tripulação.

A aeronave da CommutAir, com 32 pessoas a bordo, caiu em um campo coberto de neve ao lado de uma pista do aeroporto internacional Presque Isle (PQI), no Estado norte-americano do Maine, em 4 de março de 2019. Segundo o relatório divulgado pelo Conselho Nacional de Segurança dos Transportes dos Estados Unidos (Ntsb), os pilotos tentaram pousar sem ver a pista.

O relatório apontou que o sistema de pouso por instrumentos apresentou defeito porque o equipamento estava coberto de neve e guiou o jato à direita da pista. Embora os pilotos tenham notado o mau funcionamento dias antes, este não foi reportado e o sistema não foi reparado.

A principal razão pela qual o avião pousou desta forma foi que os pilotos continuaram a descer, embora não pudessem ver a pista na neve. Um dos pilotos chegou a dizer: "Não sei o que estou vendo", quando o avião estava a menos de 30 metros do chão e ninguém sugeriu abortar o pouso, de acordo com o Ntsb.

Três pessoas ficaram feridas na evacuação da aeronave, considerada pelos investigadores como ‘caótica’. Após seis meses de reparos, o N14171 voltou a operar comercialmente em setembro de 2019.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner Promocional

Marcel Cardoso
Publicado em 12/07/2022, às 19h55


Mais Notícias