AERO Magazine
Busca

Dubai Air Show 2019

Novo avião militar brasileiro obtém pedido firme nos Emirados Árabes Unidos

Projeto da Novaer é escolhido pela força aérea árabe para missões de ataque ao solo e de contra-insurgência


B-250 Bader foi projetado pela brasileira Novaer em parceria com a árabe Calidus Aircraft

O Ministério da Defesa dos Emirados Árabes Unidos anunciou a aquisição de 24 aeronaves B-250, construída pela Calidus Aircraft e desenvolvida brasileira Novaer. O acordo é avaliado em US$ 618 milhões, incluindo peças de reposição e suporte.

A aeronave de ataque leve e de suporte aéreo aproximado deverá entrar em serviço em meados da próxima década. A expectativa é que após ser declarado operacional, o avião obtenha um contrato adicional, elevando o pedido firme dos Emirados Árabes.

LEIA TAMBÉM

O B-250 foi anunciado no Dubai Air Show de 2017 como um avião de ataque monomotor projetado para missões treinamento e de ataque ao solo, assim como operações de inteligência, vigilância e reconhecimento (ISR) e contra-insurgência.

De acordo com o fabricante, um dos diferenciais do B-250 é o uso maciço de carbono em sua estrutura, o que permite reduzir o peso, aumentar a resistência e otimizar o processo de fabricação. O material também permite a criação de superfícies mais limpas aerodinamicamente, além de exigir menor manutenção.

O B-250 possui características similares ao também brasileiro Super Tucano, mas apresenta capacidade de combate superior, incluindo maior número de sensores e pontos duros, permitindo maior número de instalação de armamentos. Os testes iniciais mostram ainda maior razão de subida e autonomia de até 12 horas.

ASSINE AERO MAGAZINE COM ATÉ 76% DE DESCONTO

Por Edmundo Ubiratan | Imagem: Divulgação
Publicado em 20/11/2019, às 16h00 - Atualizado às 19h48


Mais Notícias