AERO Magazine
Busca

Aviação Comercial

IATA anuncia nova Country Manager no Brasil

A IATA nomeou Simone Warmbrand Tcherniakovsky como nova Country Manager no Brasil


Executiva assume liderança da associação em São Paulo com foco em fortalecer a aviação civil e ampliar o impacto econômico do setor - LinkedIn/Simone Warmbrand Tcherniakovsky
Executiva assume liderança da associação em São Paulo com foco em fortalecer a aviação civil e ampliar o impacto econômico do setor - LinkedIn/Simone Warmbrand Tcherniakovsky

A Associação do Transporte Aéreo Internacional (IATA), anunciou hoje (3), a nomeação de Simone Warmbrand Tcherniakovsky como nova Country Manager no Brasil. Ela assumiu o cargo no primeiro dia de setembro.

Baseada em São Paulo, a executiva será responsável por liderar as atividades da entidade no país, em articulação com companhias aéreas, autoridades governamentais e demais agentes da aviação civil.

Responsabilidades e reporte direto

Na nova função, Tcherniakovsky terá como missão promover o desenvolvimento seguro, eficiente e sustentável do transporte aéreo no Brasil. Ela se reportará diretamente a Peter Cerdá, vice-presidente regional da IATA para as Américas.

Trajetória profissional

Com mais de duas décadas de experiência em assuntos corporativos, sustentabilidade, acesso a mercados e comunicação em setores regulados, Simone Tcherniakovsky construiu carreira no Brasil e na América Latina.

Mais recentemente, atuou como vice-presidente de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade da Novo Nordisk Brasil, liderando políticas públicas e iniciativas ESG. Também exerceu funções de liderança na Alexion Pharmaceuticals e na Baxter Hospitalar.

O Brasil é um dos mercados de aviação mais importantes da América Latina, e a ampla experiência da Simone em assuntos corporativos e gestão de stakeholders será essencial para fortalecer a presença da IATA no país”, disse Peter Cerdá.

Impacto econômico da aviação

Segundo dados da IATA, o setor aéreo no Brasil emprega diretamente 246.800 pessoas, gerando cerca de R$ 56 bilhões em valor econômico, equivalente a 0,5% do PIB nacional.

Considerando a cadeia de suprimentos, o consumo dos empregados e o turismo, a contribuição total da aviação alcança R$ 253 bilhões para o PIB, além de sustentar 1,9 milhão de empregos no país.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 03/09/2025, às 14h34


Mais Notícias