AERO Magazine
Busca

Aviação Comercial

Demanda por carga aérea cresce 5,5% em julho

Relatório da IATA mostra que a demanda global por carga aérea subiu 5,5% em julho, com destaque para a rota Europa – Ásia


Quase todos os corredores registraram expansão, mas a rota Ásia  América do Norte enfrenta queda após disputas comerciais - Floripa Airport
Quase todos os corredores registraram expansão, mas a rota Ásia América do Norte enfrenta queda após disputas comerciais - Floripa Airport

A demanda global por carga aérea cresceu 5,5% em julho, segundo a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês), com destaque para a rota Europa–Ásia, que manteve 29 meses consecutivos de alta, enquanto os efeitos da política comercial dos Estados Unidos começam a impactar o setor.

Os dados divulgados hoje (29), demonstram ainda que nas operações internacionais, o crescimento foi de 6,0%. Já a capacidade aumentou 3,9% em comparação com o mesmo período do ano anterior, sendo 4,5% no segmento internacional.

Desempenho por rotas

De acordo com a IATA, quase todos os principais corredores de carga aérea registraram expansão. O destaque foi a rota Europa – Ásia, que completou 29 meses consecutivos de crescimento, com alta de 13,5% em julho.

A exceção ficou por conta da Ásia – América do Norte, que recuou 1% no comparativo anual, acumulando três meses seguidos de retração. O corredor Oriente Médio–Europa teve apenas um aumento marginal.

Efeitos das políticas comerciais dos EUA

Segundo Willie Walsh, diretor-geral da IATA, o desempenho global reflete tanto fatores positivos quanto pressões regulatórias.

A demanda por carga aérea cresceu 5,5% em julho, um resultado sólido. A queda acentuada do comércio eletrônico, após o fim das isenções de minimis nos Estados Unidos, provavelmente foi compensada pelo adiantamento de remessas em razão da elevação de tarifas de importação”, disse Walsh.

O executivo acrescentou que os dados de agosto deverão mostrar de forma mais clara os impactos das mudanças na política comercial norte-americana.

Indicadores econômicos

O ambiente operacional do transporte aéreo de carga em julho foi influenciado por diferentes fatores:

  • O comércio global de bens cresceu 3,1% em junho na comparação anual.
  • O preço do combustível de aviação ficou 9,1% abaixo do nível de julho de 2024, reduzindo custos para as companhias, mas registrou alta de 4,3% em relação a junho deste ano.
  • A produção industrial global recuou, com o PMI caindo para 49,66, abaixo do limite de 50 pontos pela segunda vez desde janeiro. As novas encomendas de exportação permaneceram em queda, com 48,2 pontos, reflexo da incerteza sobre as políticas comerciais dos EUA.

Desempenho na América Latina

As companhias aéreas da América Latina registraram aumento de 2,4% na demanda por carga em julho, enquanto a capacidade cresceu 3,8% no comparativo anual.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 29/08/2025, às 08h54


Mais Notícias