AERO Magazine
Busca

Segurança de Voo

Arajet implementa tecnologia da IATA para reduzir turbulência em voos

Arajet é a primeira companhia aérea do Caribe a adotar a plataforma Turbulence Aware da IATA


Plataforma Turbulence Aware fornece dados em tempo real sobre turbulência em rota - Guilherme Amâncio
Plataforma Turbulence Aware fornece dados em tempo real sobre turbulência em rota - Guilherme Amâncio

A companhia aérea caribenha Arajet assinou um acordo com a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês) para integrar a plataforma Turbulence Aware, sistema que fornece dados em tempo real sobre turbulência para melhorar a segurança e o conforto dos voos.

Com a adesão, a Arajet se torna a primeira companhia aérea do Caribe a utilizar a ferramenta, que coleta dados anônimos de voos das operadoras participantes. As informações são utilizadas por pilotos e despachantes para otimizar o planejamento de rotas e reduzir os impactos da turbulência durante as operações.

O acordo foi oficializado durante a Cúpula de Segurança Aérea e Operações de Voo da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), realizada na Cidade do México.

Segundo a IATA, cada nova companhia aérea que adere à plataforma contribui para ampliar a cobertura de dados, o que favorece a análise e resposta a turbulências na região.

Estamos satisfeitos que a Arajet tenha decidido participar do Turbulence Aware”, disse Peter Cerdá, vice-presidente regional da IATA para as Américas. “Isso melhora as informações em tempo real que fornecemos às tripulações, ajudando-as a mitigar os efeitos da turbulência.”

A Arajet está presente também no Brasil, com um voo diário entre Punta Cana (PUJ), na República Dominicana, e São Paulo (GRU).

Por Marcel Cardoso
Publicado em 14/07/2025, às 08h42


Mais Notícias