AERO Magazine
Busca

Viabilidade em voos de longa distância

Voo transatlântico com combustível 100% sustentável foi realizado

Voo da Virgin Atlantic entre Londres e Nova York é o primeiro operado por uma companhia aérea com combustível 100% sustentável


Voo pioneiro é operado com o 787 Dreamliner - Boeing
Voo pioneiro é operado com o 787 Dreamliner - Boeing

O primeiro voo transatlântico com combustível de aviação 100% sustentável (SAF, na sigla em inglês), está sendo realizado hoje (28), pela companhia aérea britânica Virgin Atlantic.

O Boeing 787-9 matrícula G-VDIA, cumpre neste momento o voo VS100, entre os aeroportos de Heathrow, em Londres, e John F. Kennedy, em Nova York. A operação inédita em uma das rotas mais importante da aviação, marca a abertura de uma nova era na aviação comercial.

O projeto foi desenvolvido por um consórcio formado pela Virgin Atlantic, Boeing, Rolls-Royce e British Pretoleum, além de pesquisas da Imperial College London, Universidade de Sheffield, ICF e Rocky Mountain Institute. A medida foi apoiada pelo Departamento de Transportes do Reino Unido (DFT), que ajudou a a viabilizar o 'Flight100'.

A utilização de SAF em um voo transatlântico reforça o compromisso do setor com as metas de sustentabilidade, em meio as esforços contínuos para estabelecer um substituto viável para o querosene de aviação (QAV).

As companhias aéreas tem utilizado cada vez mais o combustível sustentável em suas operações, mas para atingir uma produção de larga escala ainda é preciso muito investimento, além de normas regulatórias claras e seguras.

Estudos apontam que a substituição do QAV por SAF poderia reduzir as emissões de carbono em cerca de 70% em relação ao combustível fóssil predominandemente utilizado.

"Simplesmente não há SAF suficiente e está claro que, para atingir a produção em escala, precisamos de investimentos significativamente maiores. Isto só acontecerá quando a segurança regulamentar e os mecanismos de apoio aos preços, apoiados pelo governo, estiverem em vigor", disse Shai Weiss, CEO da Virgin Atlantic.

Por Wesley Lichmann
Publicado em 28/11/2023, às 10h30


Mais Notícias