Um dos quatro motores do Airbus A380 da Emirates foi alimentado com combustível de aviação sustentável (SAF)
A Emirates fez hoje (22) o que foi considerado o primeiro voo de demonstração do Airbus A380 utilizando 100% de combustível de aviação sustentável.
Um dos quatro motores da aeronave estava movido com o SAF, que pode reduzir as emissões de carbono em até 85%, segundo cálculos com metodologias estabelecidas de avaliação do ciclo de vida (ACV), como a metodologia Corsia, quando comparado ao querosene de aviação convencional.
Atualmente, o combustível sustentável está limitado a um limite de mistura de 50% em motores para voos comerciais. Ele inclui aromáticos renováveis e imita de perto as características do combustível de aviação convencional. Foram transportados quatro toneladas de SAF, composto por querosene parafínico sintético de ésteres e ácidos graxos hidroprocessados (HEFA-SPK) e querosene aromático sintético hidrodesoxigenado (HDO-SAK).
“A crescente procura global por alternativas de combustível de aviação com baixas emissões existe, e o trabalho dos produtores e fornecedores para comercializar o SAF e disponibilizá-lo será fundamental nos próximos anos para ajudar a Emirates e a indústria em geral a avançar no nosso caminho para reduzir as emissões de carbono”, disse Adel Al Redha, Diretor de Operações da Emirates.
No início deste ano, a Emirates concluiu com sucesso o primeiro voo de demonstração 100% equipado com SAF na região num Boeing 777-300ER com motor GE90.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 22/11/2023, às 07h52
+lidas