Versão alongada do Comac C919 poderá concorrer com o Airbus A321neo e Boeing 737 MAX 10
A fabricante de aviões chinesa Comac está desenvolvendo duas novas versões do avião de fuselagem estreita C919, que poderão concorrer diretamente com os produtos da Airbus e Boeing.
Ainda em fase inicial e sem detalhes técnicos específicos, os projetos revelados pela Comac na semana passada no Xangai Airshow, incluem uma variante encurtada e alongada do C919, podendo transportar respectivamente 140 e 210 passageiros.
As aeronaves que atenderiam requisitos técnicos e operacionais das companhias aéreas chinesas, como certas condições de aeroportos localizados em alta altitude, seriam opções viáveis frente as versões de menor e maior capacidade do A320neo e 737 MAX.
Os planos oficiais do governo central é que até 2025 a Comac detenha 10% dos pedidos no segmento de aviões comerciais de até 180 assentos, seguindo para algo próximo de um terço em dez anos.
Concebido seguindo padrões ocidentais de produção, com fornecedores em todo mundo, a versão padrão do C919 pode ser configurada com 158 a 192 assentos, com alcance de 2.200 milhas náuticas, o equivalente a 4.074 quilômetros.
Apresentado pela Comac em 2008, o início da produção do C919 ocorreu três anos depois, com seu primeiro voo ocorrendo no dia 5 maio de 2017. A certificação foi concedida pela Administração da Aviação Civil da China (Caac), em setembro de 2022.
O primeiro exemplar foi entregue em dezembro do ano passado à China Eastern, com sua entrada comercial em maio deste ano, na rota entre Xangai e a capital Pequim. Na transportadora membro da Skyteam, o C919 está configurado para até 164 passageiros em duas classes, sendo oito assentos na executiva e 156 na econômica.
Por Wesley Lichmann
Publicado em 27/11/2023, às 15h10