AERO Magazine
Busca

Montagem do RV-10 LSA foi autorizada no Brasil

ANAC certificou primeira aeronave leve esportiva de quatro lugares

ANAC autorizou produção do RV-10 LSA pela empresa brasileira Flyer Indústria Aeronáutica


Certificação segue normas estabelecidas pela American Society for Testing and Materials - ANAC
Certificação segue normas estabelecidas pela American Society for Testing and Materials - ANAC

A empresa brasileira Flyer Indústria Aeronáutica recebeu autorização da Angência Nacional de Aviação Civil (ANAC), para produzir a aeronave RV-10 Light Sport Aircraft (LSA, na sigla em inglês), no Brasil.

Após uma minuciosa análise dos documentos e visitas técnicas, os reguladores brasileiros reconheceram o RV-10 LSA, como aeronave leve esportiva (ALE) especial. A decisão torna a Flyer a nona fabricante brasileira a receber o reconhecimento.

O RV-10 LSA é o primeiro da categoria com capacidade para até quatro passageiros, e faz parte de uma parceria firmada com a Vans Aircraft, dos Estados Unidos, empresa especializada na fabricação e fornecimento de kits de aeronaves. 

A aprovação foi possível depois de mudanças na regulamentação da categoria no Brasil, promovidas pela ANAC, em julho de 2022. A alteração que segue padrões internacionais, permite que aviões com até quatro assentos e peso máximo de decolagem de até 1.361kg utilizem normas consensuais estabelecidas pela American Society for Testing and Materials (ASTM).

A Flyer com sede em Sumaré, no interior de São Paulo, produziu mais 2.350 aeronaves, desde sua fundação em 1983, sendo a maior fabricante de aviões leves do país.

Por Wesley Lichmann
Publicado em 24/11/2023, às 16h50


Mais Notícias