A passagem dos monarcas pelo centro da Bombardier destacou o avanço de iniciativas bilaterais em defesa, inovação e desenvolvimento tecnológico

A Bombardier recebeu esta semana os monarcas suecos, o rei Carl XVI Gustaf e a rainha Silvia, durante visita oficial ao Canadá que incluiu passagem pelo Laurent Beaudoin Completion Center, em uma agenda voltada ao fortalecimento da cooperação bilateral nas áreas de defesa, inovação industrial e desenvolvimento tecnológico.
O encontro reforçou a construção de novas cadeias de cooperação para programas de longo prazo, com foco em competitividade industrial, transferência de tecnologia e futuras demandas globais em defesa e segurança.
Recentemente, o governo canadense passou a avaliar a possibilidade de adquirir o Gripen E como alternativa aos elevados custos e recorrentes atrasos do programa F-35, além de pressões políticas internas. Entre os entendimentos em análise, pode ser incluída a produção das aeronaves no próprio Canadá pela Bombardier, em um modelo semelhante ao adotado no Brasil com a Embraer.
O Canadá e Suécia vêm ampliando iniciativas conjuntas para fortalecer suas bases industriais em temas como soberania no Ártico, inovação, formação de mão de obra especializada e preparação para cenários operacionais emergentes.
Em nota, a Bombardier ressaltou seu papel nos programas estratégicos suecos, destacando a confiança do país escandinavo no emprego de suas aeronaves em missões críticas de segurança nacional.
Rainha Consorte da Suécia, Silvia Renata Sommerlath está no trono há quase cinquenta anos. Ela é filha do empresário alemão Walther Sommerlath, que tornou-se presidente da subsidiária brasileira da metalúrgica Uddeholm, e da brasileira Alice Soares de Toledo.
A esposa do Rei Carl XVI Gustaf nasceu na então Alemanha Ocidental e viveu na cidade de São Paulo, entre 1947 e 1957, onde estudou no tradicional colégio alemão Visconde de Porto Seguro, então localizado no Centro da capital paulista, e depois retornou com sua família para o país de origem.
Silvia conheceu o então príncipe sueco Carl XVI Gustaf durante os Jogos Olímpicos de Munique, em 1972, e se casaram quatro anos depois, quando o esposo já havia sido entronizado rei.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 21/11/2025, às 09h22
+lidas