AERO Magazine
Busca

Aviação Militar

Hungria recebe segundo e último KC-390 da Embraer

A Força Aérea da Hungria recebe segundo C-390 e se torna o primeiro operador a completar entregas do modelo


C-390
Entrega do segundo avião finaliza o contrato com a Hungria - Embraer

A Embraer entregou nesta sexta-feira (21) o segundo C-390 Millennium à Força Aérea da Hungria, tornando o país o primeiro operador do mundo a receber todas as aeronaves contratadas do modelo. A cerimônia ocorreu na Base Aérea de Kecskemét, na região central do país.

Os C-390 húngaros foram configurados para executar uma ampla gama de missões militares e humanitárias, como evacuação aeromédica, transporte de equipes e equipamentos, lançamento de cargas e paraquedistas, apoio humanitário, busca e salvamento e reabastecimento em voo.

As unidades do país são também as primeiras do mundo equipadas com Unidade de Terapia Intensiva modular roll-on/roll-off, ampliando o alcance e a flexibilidade das operações aeromédicas. A primeira aeronave entrou em operação no final de 2024, tornando o país o terceiro no mundo a voar com o cargueiro brasileiro.

Este é um momento verdadeiramente inspirador e de grande satisfação, um evento incrivelmente importante no desenvolvimento da Força Aérea Húngara. E posso afirmar com certeza que o povo húngaro se tornou mais rico e forte como resultado”, disse Kristóf Szalay-Bobrovniczky, ministro da Defesa da Hungria.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 21/11/2025, às 13h19


Mais Notícias