A Saab fechou contrato de R$ 3,02 bilhões para fornecer quatro caças Gripen E/F à Força Aérea da Tailândia
A Saab anunciou hoje (25), a assinatura de um contrato com a Administração Sueca de Material de Defesa para o fornecimento de quatro caças Gripen E/F à Força Aérea Real da Tailândia.
O pedido, avaliado em aproximadamente 5,3 bilhões de coroas suecas (cerca de R$ 3 bilhões), prevê entregas até 2030.
O acordo contempla três unidades do Gripen E e uma do Gripen F, além de equipamentos associados, pacotes de suporte e treinamento. A compra reforça a frota tailandesa, que já opera uma esquadra de caças Gripen C/D multimissão.
Paralelamente, a Saab firmou um contrato direto com a Força Aérea Real Tailandesa para um pacote de offset de longo prazo. O compromisso envolve a transferência significativa de tecnologia de defesa, iniciativas de cooperação industrial e novos investimentos em diversos setores da economia tailandesa.
“O país já é um operador estabelecido do Gripen e conhece as capacidades que a aeronave oferece às Forças Armadas. A Tailândia escolheu o caça mais moderno disponível no mercado para desenvolver sua próxima geração de capacidades estratégicas e independentes”, disse Micael Johansson, presidente e CEO da Saab.
Com a incorporação das novas aeronaves de combate, a Força Aérea Real da Tailândia passará a operar, em paralelo, os caças Gripen E/F e a atual frota de Gripen C/D. A medida amplia a capacidade de defesa aérea do país e fortalece sua autonomia estratégica.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 25/08/2025, às 09h23
+lidas