O governo da Colômbia anunciou a compra de caças Saab 39 Gripen para modernização da defesa aérea
Gustavo Petro, presidente da Colômbia, anunciou na última quarta-feira (2), a aquisição de uma frota de aviões Saab 39 Gripen como parte do processo de modernização da defesa aérea do país.
O acordo foi discutido durante reunião entre o chefe de Estado, a embaixadora da Suécia, Helena Storm, e o gerente geral da Saab, Micael Johanson, na sede do poder executivo colombiano. O encontro resultou na assinatura de uma carta de intenção entre a Colômbia e o Reino da Suécia para avançar no projeto.
"Vamos intensificar as discussões para garantir que possamos entregar aviões de combate para a Colômbia", disse Micael Johanson, gerente geral da Saab. Ele acrescentou que o contrato deve ser detalhado e assinado nos próximos meses e que "no contexto dos aviões de combate, está o projeto de um centro de apoio, e também trabalhar em painéis solares e purificação de água junto com a indústria colombiana e outras iniciativas".
Después de la carta de intención firmada por el gobierno del Reino de Suecia, y de aprobar la defensa aérea estratégica del país como proyecto priorizado informo:
— Gustavo Petro (@petrogustavo) April 2, 2025
Los flota de aviones que se adquirirá, es completamente nueva, ultima tecnología, ya implementada en Brasil, y son…
Uma campanha de testes realizada em fevereiro, na Base Aérea de Anápolis (GO), marcou mais um avanço na transferência de tecnologia do caça Gripen. A operação envolveu especialistas brasileiros e suecos para avaliar o desempenho da aeronave em condições de alta temperatura e altitude.
Durante cinco dias, o Gripen 4100, pertencente ao Centro de Ensaios em Voo do Gripen (GFTC) no Brasil, passou por testes rigorosos. O objetivo era verificar a capacidade da aeronave de operar com cargas externas em temperaturas de 32ºC e a 1.100 metros acima do nível do mar.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 03/04/2025, às 07h45
+lidas