Um F-16C dos Thunderbirds, o time acrobático da Força Aérea dos EUA, caiu em treinamento na Califórnia

Um caça F-16C Fighting Falcon, pertencente à equipe de demonstração Thunderbirds, da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF), caiu na última quarta-feira (3), durante um voo de treinamento de rotina em uma área remota da Califórnia, nos arredores do Death Valley.
Segundo os militares, o piloto, único ocupante da aeronave, ejetou com sucesso e passa bem. O acidente ocorreu em espaço aéreo controlado, nas proximidades do aeroporto de Trona.
A aeronave se chocou com uma área desabitada e sob controle militar, cerca de 43 km a nordeste da Estação Aeronaval China Lake. Segundo a USAF, o piloto recebeu atendimento médico imediato e encontra-se em condição estável.
BREAKING: F-16C fighter jet crashed today near the Trona Airport in California.
— Preston Beltramea (@Prest_on_Time) December 3, 2025
Unconfirmed if the pilot was able to eject prior. pic.twitter.com/X4nDMyk09o
O acidente ocorreu enquanto seis F-16 dos Thunderbirds realizavam uma missão de treinamento. Apenas cinco caças retornaram à base após o acidente. A equipe de demonstração, conhecida como Esquadrão de Demonstração Aérea da Força Aérea dos EUA, utiliza a Base Aérea de Nellis como casa, e realiza a maior parte dos treinamentos de manobras no deserto de Nevada e da Califórnia.
O local do acidente, uma vasta extensão de deserto frequentemente utilizada pelas Forças Armadas para operações de voo e testes, foi isolado. A causa da queda ainda não foi determinada. A USAF já iniciou uma investigação para apurar as circunstâncias do acidente.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 04/12/2025, às 09h52
+lidas