A Força Aérea Brasileira investirá mais de R$ 1,2 bilhão para adquirir onze helicópteros Black Hawk e atualizar outros treze

A Força Aérea Brasileira fechou um acordo de cerca de R$ 1,2 bilhão com a norte-americana Ace Aeronautics para expandir e modernizar sua frota de helicópteros Sikorsky UH-60L Black Hawk.
A negociação prevê a aquisição de onze unidades que estavam em operação no Exército dos EUA, que passarão por uma modernização de aviônicos, assim como treze Black Hawks já em serviço na FAB.
A frota de dezesseis aeronaves, com idade entre treze e dezenove anos, passará a ter uma suíte de aviônicos padronizada e aprimorada, baseada no Garmin G5000H. O contrato, com duração de seis anos e meio, garante que os treze UH-60L em serviço passarão por extensa modernização.
O Garmin G5000H substituirá os equipamentos "legados" analógicos oferecendo quatro telas multifuncionais de doze polegadas e quatro controladores touchscreen. Além do cockpit, a Ace Aeronautics também irá incorporar equipamentos de missão específicos e entregar treinamento para pilotos e técnicos de manutenção.
“Este programa representa um salto estratégico e significativo em segurança de voo e gerenciamento de obsolescência,” disse o Major Guilherme de Sanctis, líder da equipe de modernização do UH-60L da FAB. Ele acrescentou que a expansão e padronização da frota irá garantir excelência operacional e melhor consciência situacional e capacidades de execução de missão.
A fase seguinte prevê a manutenção da capacidade de operação dos helicópteros pelas próximas décadas.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 03/12/2025, às 10h07
+lidas